2ª edição do evento, ELOS: Vozes Unificadas, começa nesta segunda (22)

A partir da segunda-feira (22), começa a 2ª edição do evento  ELOS – Vozes Unificadas 2021, que serão realizado entre os dias 22 de Novembro à 08 de Dezembro, de forma online pelos alunos da Universidade de Fortaleza. O evento contará com lives de diversos convidados, sempre as segundas e quartas

Foto: Divulgação

 

Por trás das roupas que compramos está a produção em massa para atender o consumismo e os resíduos químicos provenientes desse processo. Neste sentido, a moda sustentável busca questionar esse processo ao mesmo tempo em que incentiva as empresas a adotar práticas sustentáveis e garantir que as pessoas tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.

O cenário da indústria têxtil e de vestuário sempre foi observado por problemas sociais, é considerada a segunda indústria mais poluente do mundo e também é apontada por exploração de mão de obra.

Além dos resíduos poluentes que são gerados durante a produção, cerca de 300 mil toneladas de roupas usadas acabam doadas ou descartadas.

Para minimizar os impactos da moda, a solução seria repensar o ciclo completo de vida da peça de roupa e evitar o desperdício.

Um dos principais agravantes é o Fast Fashion, o modelo de moda rápida ganhou força a partir de 1990 quando os consumidores se viram diante de encontrar nas lojas coleções novas praticamente todas as semanas e com o preço baixo. A produção das roupas passou a ser feita de forma mais veloz e barata. Contudo, essa fabricação foi transferida para os países do terceiro mundo, onde a mão de obra é mais barata e não há regularização de direitos trabalhistas e condições de trabalho.

No Brasil, por exemplo, algumas das maiores marcas de roupa já foram flagradas ao explorar o trabalho escravo contemporâneo em pequenas oficinas terceirizadas, a maioria com funcionários imigrantes.

Luciana Jorge é uma professora e pesquisadora do curso de moda da Universidade de Fortaleza (Unifor). Graduada em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisadora em sustentabilidade foi convidada para falar sobre moda sustentável e consumo consciente.

 

Sobre Luciana:
Mestre em Saúde Coletiva, pela UNIFOR, Especialização em Design Têxtil, pela Faculdade Marista e Graduada em Estilismo e Moda, pela UFC, Pesquisadora em Têxteis e Moda, Moda Inclusiva, Ergonomia e Moda, Sustentabilidade e no Segmento Jeanswear. Ampla experiência na criação e no desenvolvimento do tecido Denim, no treinamento de equipes, apresentação de produtos e atendimento a clientes. Mentoria Acadêmica. Professora das disciplinas de Tecnologia Têxtil, Ergonomia na Moda, fundamentos do Design e de Projeto de Produto.

 

Agenda:

22/11 – Moda Sustentável & Consumo Consciente
24/11 – Comunicação Integrada como diferencial no mercado cearense
29/11 – Aceitação e Empoderamento Feminino
01/12 – O mercado de marketing para Jornalistas
06/12 – Herança Digital: Sobre o que é e como funciona?
08/12 – O jornalismo de dados e seus impactos atuais

 

Serviço:

ELOS Vozes Unificadas

Abertura: 22 de Novembro de 2021

Como Participar?

https://meet.google.com/mcn-rdim-qpg

Horário: 11h20 às 13h

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA