Atenção mamães que estão procurando opções de qualidade para a diversão dos seus pequenos! Durante todo este mês de julho, a Fundação Porto Freire promove oficina de fanzine com Fernanda Meireles. As aulas acontecem aos sábados, nos dias 13 e 20, de 15 às 17h. As inscrições estão abertas e são 15 vagas, sem restrição de idade, sendo que os menores de 8 anos devem ser acompanhadas por um adulto. Para participar da oficina, é preciso levar canetas escuras e coloridas, cola, tesoura e borracha, pois será confeccionado um fanzine coletivo, que será copiado e distribuído aos participantes. A oficina é gratuita e acontece no Espaço Cultural da empresa, que fica na R. Joãozito Arruda, s/n, no Parque Del Sol, em Fortaleza/ CE.
Fernanda Meireles é mestre em Comunicação, especialista em Arte-Educação, graduada em Letras, zineira desde 1996, artista visual e escritora, criadora da Loja sem Paredes e membro da ONG Zinco- Centro de Estudo, Pesquisa e Produção em Mídia Alternativa. O fanzine (ou zine) é um objeto misto de obra de arte e veículo de comunicação. A origem do nome surgiu na década de 30 nos EUA e espalhou-se pelo mundo circulando principalmente entre jovens que têm algo a dizer e criam seu próprio canal impresso, sozinhos ou em pequenos grupos. O importante aqui é herança do movimento punk dos anos 70, o Faça-Você-Mesmo.
Quem cria um zine decide tudo: tema, tom, linguagem visual, se será formal ou informal, público, se vai ter utilidade pública e qual é e a forma de reprodução e distribuição. Zines são multiplicados em máquina de xerox (a maneira mais barata) e existem nos mais diversos formatos: grandes, tamanho revista, folder, de bolso, tamanho cordel, com muitas páginas ou de folha só. Há três tipos mais comuns de zines: de quadrinhos (HQ), de música (em geral rock), de literatura e poesia, mas não é possível classificar todos. A oficina integra a programação do Espaço Cultural Porto Freire, que reinaugura esse mês com a exposição Postermassa do Coletivo Monstra, um coletivo de artistas formado por Weaver Lima, Franklin Stein, Everton Silva, Lui Duarte, Ise Araújo, Jabson Rodrigues, Mychel TC. Influenciados pela estética da Pop Art e do movimento artístico Lowbrow o grupo vem se destacando como um dos mais ativos do cenário artístico de Fortaleza.
Serviço:
Oficina de Fanzine
Inscrições por telefone: (85) 3299.6609/26
Vagas: 15
Dias: 13 e 20/7
Horário: De 15 às 17h
Local: Espaço Cultural Porto Freire (R. Joãozito Arruda, s/n, Parque Del Sol, Cidade dos Funcionários)
Grátis
Eu sou professora e estou precisando urgentemente falar com alguma
zineira! Por gentileza, meu telefone:(85) 8657-5265.
Oi Auricélia, tudo bem?
Encaminhei seu contato para a assessoria da oficina. Bjs e obrigada por visitar o blog. Venha mais vezes 😀