7ª prêmio Ceará Encena é entregue em solenidade no palco do Teatro José de Alencar

O Teatro José de Alencar, na última quarta-feira (22), foi palco do 7ª Prêmio Ceará Encena que tem o objetivo de premiar e homenagear os envolvidos no teatro cearense. O evento busca reconhecer e valorizar aqueles que fizeram e fazem história dentro e fora dos palcos. 

Segundo Hemetério Segundo, idealizador do Prêmio e presidente da Comissão Julgadora, a premiação é uma chance de reconhecer talentos cearenses, trazendo produções cearenses para o público em geral.  

Foto: Divulgação

“O Prêmio Ceará Encena é uma verdadeira instância de consagração, pois a medida de reconhecer e valorizar os artistas locais e suas produções,  potencializa seus resultados diante do público em geral, da mídia e do próprio mercado. O Prêmio já está em sua 7° edição e, ano a ano, mantemos a   regularidade desta realização, sem perder de vista o foco de idoneidade nas análises, a isonomia no tratamento com os vários grupos, companhias e coletivos, e, mais ainda, o compromisso com o reconhecimento de todos que fazem teatro, dentro e fora dos palcos, nas mais diferentes funções”, ressaltou. 

Mais de 30 espetáculos cearenses foram conferidos pela comissão julgadora da premiação, com os finalistas sendo distribuídos em duas categorias: formação e principal. Com a primeira sendo destinada a montagens e espetáculos de conclusão de cursos e oficinas cearenses. Já a segunda tendo um foco em montagens e espetáculos de grupos, companhias e coletivos.

Para escolher os ganhadores, a comissão se dedicou um ano inteiro na avaliação de diferentes peças teatrais da capital e do interior. Conferindo presencialmente para fazer uma escolha justa dos indicados e vencedores.  

Os grandes vitoriosos da noite foram a peça Rainha de Paus com cinco prêmios na categoria formação e o espetáculo Bem-vindo a Chico City  com três prêmios na categoria principal.       

Além da premiação, o evento também buscou homenagear grandes nomes que, ao longo de suas histórias, contribuíram para a área teatral cearense. Com cada edição buscando celebrar a vida de artistas consagrados.    

Um dos homenageados foi o ator e diretor cearense, Fernando Piancó, que ressaltou a honra e gratidão de estar sendo homenageado durante a premiação. “É um grande presente estar sendo homenageado pelo Grupo Arte de Viver com o troféu do Prêmio Ceará Encena. Na comissão do Prêmio, só tem gente de renome. É também uma honra estar ao lado de pessoas tão importantes e tão significativas para a cena cearense e para o teatro do Ceará. Me sinto lisonjeado, já é um grande presente, então, é só gratidão. Meu muito obrigado para todo mundo que faz teatro no nosso Estado do Ceará”, declarou.

Em relação ao futuro da premiação, Hemetério Segundo afirmou que o planejamento é fazer o evento aumentar o seu alcance, buscando superar os desafios e obstáculos. 

“A ideia é que ele seja auto sustentável, que possa se expandir ainda mais, que possa desbravar caminhos que, até então, pelas limitações de falta de parcerias e apoio, não conseguimos alcançar, mas estamos trabalhando, nada vem sem que antes tenha sido sonhado, mas também é preciso perseverar, fazer e seguir firme, porque as coisas vão acontecendo, trabalhamos para isso”, salientou. 

Com informações do portal O Estado

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA