Após recesso, o Ambulatório Médico Elizabeth Bernardo de Oliveira, da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte – Estácio FMJ, volta a atender os usuários em diversas especialidades, numa prestação de serviço gratuita à população.
São, em média, 40 consultas por dia, incluindo atendimentos pediátricos, possibilitando à população a qualidade nos cuidados com a saúde, desde a anamnese, realizada pelos acadêmicos do curso de Medicina, supervisionados pelos professores do curso. Os alunos de Medicina, da parte de internato, realizam os atendimentos iniciais e preenchem uma ficha de acompanhamento.
As ações beneficiam pacientes de vários bairros da cidade, que estão ligados às áreas de postos do Programa de Saúde da Família (PSF), com recomendação médica. A coordenação afirma que há um aumento no número de usuários beneficiados, em virtude das novas especialidades, como a Reumatologia, Urologia e Infectologia, pouco comuns na rede pública.
O serviço é oferecido há mais de três anos e funciona de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde. A ação de extensão conta com o importante trabalho desenvolvido por 38 médicos, além dos estudantes de Medicina e de Enfermagem dos cursos da Estácio FMJ e de seus preceptores, que realizam todo o acompanhamento.
São mais de 100 alunos envolvidos nas atividades, nos 20 consultórios em funcionamento no ambulatório. Entre as especialidades de atendimento no ambulatório estão: Pediatria Geral, Alergologia Pediátrica, Neuropediatria, Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pneumologia, Nefrologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Psiquiatria, Cardiologia, Gerontologia, Genética, Cardiologia, Puericultura e atendimento a adolescentes, além das novas especialidades inseridas.