Segunda-feira eu começo!
Quantas vezes ouvimos essa frase, “segunda eu começo”?
Muitas pessoas desejam iniciar um plano de exercício físico e alimentação saudável, porém não sabem por onde ou como começar.
No texto de hoje iremos abordar pontos importantes para aqueles, que pretendem iniciar com “pé direito”, seja por questão de saúde, estética ou bem estar.
Primeiramente antes de tudo, necessitamos do ponto mais importante e que será determinante nesse processo, estamos falando da motivação, pois iremos precisar dela todos os dias durante 24hs. Acreditar que somos capazes e que podemos chegar a um objetivo será decisivo para o resultado final. Então utilize várias estratégias, aqui tudo é válido para mante-se motivado, escreva em folhas e cole na parede seus objetivos, coloque fotos na casa, no carro, no banheiro, repita em voz alta e bom tom várias vezes ao dia, esteja no meio de pessoas que te fazem acreditar que é capaz e mais um lembrete, nessa etapa tudo é válido!
Após essa fase, entramos em algo mais específico que é a inspeção da saúde, avaliando as condições clínicas e físicas por meio de exames laboratoriais e testes físicos. É imprescindível o acompanhamento dos profissionais da área da saúde, tais como: médicos, professores de educação física, nutricionista, psicólogo e etc, pois é essencial para a orientação no processo de mudança para um estilo de vida saudável.
Outro ponto fundamental é inserir o exercício físico e alimentação saudável de forma regular, pois só assim tornar-se prazeroso. Uma dica é realizar exercícios físicos com amigos ou familiares, em razão de ter mais estímulo principalmente nos dias que estiverem cansado ou indisposto e variações de estímulos (exercícios) e locais para práticas, podendo ser realizados em diferentes ambientes, academias, parques, bosques, praias, serras e etc.
E para finalizar, temos que ter uma atitude que sempre esquecemos ou não damos tanta importância é em relação à qualidade do sono! Precisamos dormir bem para que o nosso organismo possa recuperar as energias necessárias para o dia seguinte. Atualmente a população brasileira vem dormindo pouco e de forma inadequada. Estudos apresentam que baixa qualidade do sono tem sido associada com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2 e síndrome metabólica. Uma noite bem dormida poderá fazer diferença no seu rendimento durante o dia seguinte, deixando mais disposto e revigorado para as atividades diárias. De acordo com o periódico Sleep Health: Journal of the National Sleep Foundation (2015), adultos de 18 a 64 anos devem acumular de 7 a 9 horas de sono por dia. Então não durma de menos e nem demais, tudo balanceado e equilibrado!
Gostou das dicas? Então que tal experimentar? Faça e mande seu feedback, ficarei muito feliz em poder ler.
Bons treinos!
Samuel Mattos é educador físico e escreve quinzenalmente esta coluna
Facebook: https://www.facebook.com/samuel.mattos.14
Instagram: @samuelmmattos
Wattsap: (85) 98714-3936
E-mail: [email protected]
Muito bom essas dicas.
Que bom que gostou, Gildevania!
Se quiser deixar algum tema que interesse, pode deixar nos comentários que a gente passa pra ele 😀
Gostei muito das dicas, principalmente dos lembretes registrados. Gratidão!
Bom demais ter você conosco no blog, Celana 😀
Bjs e obrigada pela sua leitura.
Amei as dicas! Todas muito importantes. Obrigada.
Obrigada pela sua leitura, Adriana 😀
Agradeço as dicas
Nós é que agradecemos sua leitura.
Bjs