Projeto Jovem Sustentável comemora 10 anos de atuação no CE

Os jovens das comunidades carentes do Eusébio contam uma grande ajuda para trilhar caminhos promissores. A Fundação Alphaville comemora este mês os 10 anos de seu primeiro projeto em solo cearense. Os moradores dos distritos Mangabeira, Parque Havaí, Santo Antônio e Jabuti contam com o apoio do Projeto Jovem Sustentável – Cidadania Digital (PJS) para vislumbrar um futuro diferente e promissor.

Mais de três mil jovens das comunidades Mangabeira, Parque Havaí, Santo Antônio e Jabuti já receberam formação profissionalizante em 218 turmas formadas ao longo de uma década. Um deles é o estudante de psicologia Francinilson de Sousa, para ele, o projeto teve importância máxima na batalha contra a timidez. “Eu cheguei de uma forma inesperada, meio que como uma obrigação. Mas depois de um tempo fui me adequando, me adaptando e me reconhecendo como uma pessoa ativa na comunidade e com o projeto fui aprendendo como o relacionamento humano e essa conduta mais próxima ao aluno ajuda no nosso desenvolvimento.”

A diretora executiva da Fundação, Fernanda Toledo, ressalta que as ações do projeto visam “desenvolver o protagonismo entre os jovens para mover a transformação dos territórios, para que eles se percebam como agentes transformadores da própria vida e da realidade do entorno”. Para os ex-alunos do projeto, a participação no PJS influi positivamente nas relações sociais e melhorias de conhecimento.

O projeto trabalha com programação neurolinguística e ajuda na preparação emocional dos jovens para o mercado do trabalho. Para a coordenadora do projeto, Graça Rodrigues, a visão ampla e a melhoria das habilidades socioemocionais dos estudantes no PJS são frutos de uma metodologia que desenvolve competências técnicas e comportamentais que despertam o senso de responsabilidade pelo coletivo e a vontade de transformar as comunidades onde vivem.

Prêmios
Essa formação integrada rendeu ao PJS o certificado de Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, em 2017, que reconhece iniciativas capazes de causar impactos positivos e efetivos nas vidas das pessoas e passíveis de serem replicadas. O programa também foi chancelado pelo Selo Beachmarking Brasil de Sustentabilidade (2015), que o classificou como uma das cinco melhores práticas sustentáveis do país.

Números
Dos 3.159 jovens que concluíram a formação no PJS, 54% pertencem à famílias atendidas pelo programa Bolsa Família. Para 23% deles, o projeto foi a primeira formação extracurricular da vida. Cerca de 75% dos estudantes do Eusébio não tiveram acesso a esse tipo de formação. A população jovem do Eusébio – entre 14 e 24 anos – compreende 35% do total.

Alphaville Labs Social: incubadora de projetos de inovação
Em solenidade comemorativa aos 10 anos do projeto, Fernanda Toledo adiantou que o Projeto Alphaville Labs Social selecionará, em 2019, projetos de inovação elaborados para as comunidades e estes serão incubados para a geração de novos negócios que auxiliem o desenvolvimento local. Desenvolvido em parceria entre a Fundação e a Alphaville Urbanismo, outras empresas também serão convidadas para participar. A ideia é convocar os mais de 3 mil alunos que já passaram pelo Jovem Sustentável para passar por um projeto intitulado Hackaton, onde serão auxiliados a desenvolver ideias e projetos que atendam interesses da comunidade e colaborem coma transformação do território.

A Fundação Alphaville
A Fundação Alphaville é uma organização sem fins lucrativos, caracterizada como OSCIP, que tem como principal mantenedora a Alphaville Urbanismo. Com o desafio de estimular o protagonismo social, atua com a construção coletiva, a inclusão socioeconômica e a educação para a sustentabilidade para desenvolver territórios mais resilientes. A organização já desenvolveu projetos com comunidades socialmente vulneráveis, empresas, poder público e associações de moradores. Em 18 anos de atuação, o portfólio da Fundação Alphaville já conta com mais de 240 projetos realizados e mais de 500 mil pessoas envolvidas diretamente em todo o território nacional.

 

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA