71,6% dos consumidores de Fortaleza apontam melhorias na sua situação financeira, aponta pesquisa

Pesquisa recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), aponta que a confiança do consumidor aumentou, em 2018, cerca de 12%. A capital do Ceará é uma prova do otimismo financeiro entre os brasileiros. Pesquisa recente do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), realizada pela Fecomércio, aponta que no primeiro mês do ano 53,7% dos consumidores fortalezenses apresentaram disposição para as compra de bens duráveis. O estudo mostra ainda que para 71,6% dos fortalezenses a situação financeira está melhor ou muito melhor que o comparado a um ano atrás.

O consultor Marcos Sá assinala ainda que o otimismo entre os consumidores, que deve ser equilibrado, é peça fundamental para a recuperação da economia, o que acontece também a partir da movimentação de dinheiro. ‘’Não é necessário gastar descontroladamente. Se o consumidor fizer uso adequadamente do seu dinheiro para o consumo de quaisquer bens que deseja, isso vai influenciar diretamente na economia do país, que é impulsionada a produzir ainda mais, atraindo assim investimento tanto no Brasil como no exterior’’.

A pesquisa do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) aponta ainda que, em relação ao futuro, os consumidores de Fortaleza são ainda mais otimistas. Para 86,7% dos entrevistados, a situação econômica será melhor ou muito melhor se comparada a atual.

 

Brasil

O otimismo, quanto à situação econômica, é uma realidade para 61% dos brasileiros que acreditam que a vida financeira vai melhorar contra outros 9% que relatam não possuir tal otimismo. A pesquisa aponta que desses 61%, 41% acredita que o otimismo é resultado do novo contexto político enquanto outros 12% pensam ser pela queda do desemprego.

Marcos Sá aponta que esse otimismo não deve ser motor para o consumo desenfreado: ‘’Antes do consumo é preciso que haja uma reflexão não apenas sobre a necessidade do bem a ser adquirido, mas também se os rumos que a economia do país estão caminhando beneficiam realmente o consumidor’’.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA