Da gestação, passando pelo puerpério até o fim do período de lactação, a preocupação em dar acesso a cuidados ampliados em todos os ciclos iniciais da maternidade fez com que surgisse o primeiro Club Gestantes e Bebês, no Ceará. Lena Martins, diretora do Club Gestantes e Bebês, explica que a ideia é resultante da recorrente procura de gestantes por um mesmo espaço que amparasse as mamães além da prática de atividade física. “Procurei profissionais qualificados para que um só ambiente agregasse uma programação movimentada. Sem sair do local onde está, a gestante pode não só praticar a atividade física, mas também contar com novidades”, destaca Lena.
Atuação no pré-parto
Já antes da chegada do bebê, os cuidados materno-infantis são o foco do Club Gestantes e Bebês, com conteúdos de orientação e apoio à rotina da criança e da gestante. É possível ter acesso às programações gratuitas mensalmente como oficinas e rodas de conversa que envolvem e aproximam mães, pais e avós. Os temas são diversos, entre eles, alimentação, amamentação, parto, rotina, organização do quartinho do bebê. Além disso, é possível fazer sessões de drenagem linfática, acupuntura, psicologia, nutrição, consultoria de amamentação e de sono, fonoaudiologia, yoga e pilates, ambas com técnicas especialmente voltadas às grávidas, mas também pais, avós, enfim, a todos que de alguma forma atuem como cuidadores de crianças.
A atividade mais tradicional do Club é o pilates, que conquistou a preferência de muitas grávidas pelos seus benefícios que vão do pré até o pós-parto. O pilates previnea abertura exagerada da diástase (afastamento dos músculos do abdômen provocado pelo crescimento natural do barrigão) e o trabalha o fortalecimento da região perineal (associado com a fisioterapia diminui dores, previne disfunções no pós-parto, incontinência urinária, fecal e dificuldade nas relações sexuais). “Os benefícios no corpo foram essenciais, pois eu não tive dor nenhuma, nem nas costas, na lombar, nem nos músculos, minha retenção de líquido foi pouca, eu tive todos os benefícios possíveis por conta do pilates”, afirma Marcela Pinheiro Leite de Medeiros, mãe do bebê João Gabriel Pinheiro Leite Cordeiro.
Atuação no pós-parto
Depois do nascimento do bebê o Club continua atuando na vida da mesma mulher em sua fase de puerpério através de atividades que envolvam o RPP – Reestruturação Pós Parto, um método com técnicas de respiração, postura e treino da musculatura abdominal profunda que deixa o abdômen da mamãe funcional após a gestação. Mulheres que tiverem parto normal podem iniciar o tratamento após 7 dias do nascimento do bebê, em caso de cesária, depois de 15 dias da cirurgia.
Atuação do bebê no Club
Para alegria das mamães e dos bebês, a partir dos 2 meses de vida, os pequenos já podem iniciar seu primeiro contato direto com o pilates, agora, fora da barriga. Eles participam das aulas de pilates no aconchego do colo das mamães e com a ajuda de um canguru. Mas, além do Baby Pilates, os filhos têm acesso a uma programação bastante movimentada e lúdica e que envolve toda a família. As primeiras descobertas chamam atenção nos bebês que participam da Turminha Sensório Motor, Oficina de Tintas Naturais, Oficina de Comidinhas, entre tantas outras atividades.
Programação (julho)
Dia 24 (quarta-feira)
Turminha Sensório Motor
Horário:16h
Dia 25 (quinta-feira)
Club de Apoio Materno
Horário: 19h
Dia 26 (sexta-feira)
Tricotando Ideias – A Oficina das Vovós
Horário: 18h
Dia 27 (sábado)
Mini Curso: Psicologia Infantil Para Pais
Horário: a consultar
Serviço:
Club Gestantes e Bebês
Endereço: Rua Barbosa de Freitas, 1040, lj2, Aldeota, Fortaleza (Ceará)
Contato: (85) 99681.9736
Programação: @clubgestantesbebes