O fim do mês de agosto vai ser de festa a céu aberto em Limoeiro do Norte. Vão ser três dias de música boa na Praça da Igreja Matriz (Praça José Osterne), no coração da cidade. É o 12º Festival de Sanfoneiro de Limoeiro do Norte, evento que é tradição na região do Vale do Jaguaribe, no Ceará, já tendo recebido alguns dos mais renomados e respeitados nomes da sanfona, nacionais e internacionais. Em 2019 será de 29 a 31 de agosto, com acesso gratuito.
Motivo para festejar não vai faltar. O período do Festival coincide com a comemoração de 122 anos do município, festejada em 30 de agosto. No campo da música, o dia 31 de agosto deste ano marca os 100 anos de nascimento do alagoano Jackson do Pandeiro, um dos grandes compositores e intérpretes brasileiros que tão bem difundiu a música popular, em especial, o forró. É um mês também emblemático para a sanfona, pois no dia 02 completam 30 anos sem Luiz Gonzaga, o mestre e ícone das gerações de sanfoneiros que se criaram ouvindo e aprendendo com o Rei do Baião.
O Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte é uma realização do Instituto Brasil de Dentro, em parceria com a ENEL, e tem o apoio da Prefeitura de Limoeiro do Norte e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
OS SHOWS
O Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte é o cenário perfeito para a reunião das mais variadas correntes da boa música que têm a sanfona como principal instrumento, em suas formações. Este ano, o público tem a grande oportunidade de assistir a apresentações de nomes de peso da música instrumental do Ceará.
Nas três noites do Festival, a partir das 20 horas, sanfoneiros locais, convidados da região e do Estado dividem o palco da Praça da Matriz com outros instrumentistas e intérpretes, com um propósito único de fazer valer a força da sanfona, como um instrumento agregador, que atrai quem está perto para tocar ou dançar junto.
Na noite de abertura, destaque para o show “Tocando o Nordeste”, apresentado pelo quarteto formado pelos companheiros cantores populares, reconhecidos individualmente na região jaguaribana, que resolveram unir força e talento para cantarem juntos. São eles, Deilson Rabelo, Edson Clay, Gil Tony e Gilson Saraiva, acompanhados pelo sanfoneiro Elias Carneiro. Quem encerra a primeira noite é a veterana a Banda Stylus, que comemora sua volta à estrada com um grande show e comandará os parabéns à cidade na virada do dia 29 para 30, data do aniversário de Limoeiro do Norte.
Nas duas noites seguintes, a festa da sanfona continua com artistas como Waldonys, que sobe ao palco na sexta-feira e, além de seu repertório, fará uma homenagem ao Rei do Baião, lembrando os 30 anos de sua partida. No sábado à noite, destaque para Luizinho Calixto que vai reservar um momento de seu show para a homenagem aos 100 anos de Jackson do Pandeiro.
FORRÓ NA FEIRA
Se a festa é de todos, tem palco livre também para quem quiser se aventurar na música. É o Forró na Feira, que vai acontecer na manhã de sábado (31), a partir das 8 horas, na Praça da Coluna da Hora (Praça Capitão João Ennes), no centro da feira. O palco vai estar preparado para a participação de instrumentistas amadores, iniciantes ou experientes, que vão ter o reforço especial de “canjas” de músicos profissionais convidados.
SERVIÇO
12º Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte – De 29 a 31 de agosto de 2019 a partir das 20h, na Praça da Igreja Matriz (Praça José Osterne) – Limoeiro do Norte (CE). Informações: (85) 99685.2096 (César Costa)
PROGRAMAÇÃO
Dia 29/08 (quinta)
20:00 – Cortejo de abertura
20:30 – Fernando do Acordeon
21:00 – Toinho do Xote
21:30 – Edilson do Acordeon
22:00 – Show “Tocando o Nordeste”, com Deilson Rabelo, Edson Clay, Gil Tony, Gilson Saraiva e o sanfoneiro Elias Carneiro
22:45 – Banda Styllus
Local: Palco da Praça da Igreja Matriz
Dia 30/08 (sexta)
20:30 – Marcone do Acordeon
21:00 – Damião Carneiro
21:30 – Waldonys
22:45 – Berg do Acordeon e Filhos de José
Local: Palco da Praça da Igreja Matriz
Dia 31/08 (sábado)
08:00h – Forró na Feira
Local: Praça da Coluna da Hora
20:30 – Anísio Júnior
21:00 – Ferro Quente
21:30 – Cecilia Amorin
22:00 – Luizinho Calixto
23:15 – Paulo Ney e Paulo Henrique
Local: Palco da Praça da Igreja Matriz