O Projeto Olhares Sustentáveis está mudando a realidade dos alunos e professores do ensino fundamental da Escola Municipal Imaculada Conceição, no bairro Jardim Castelão, em Fortaleza. Docentes, crianças, seus pais e a comunidade são atendidos em atividades que, além de fortalecer o ensino e a aprendizagem dos alunos, oportunizam a vivência de experiências novas, favorecem o convívio e as relações interpessoais e ampliam a visão de mundo.
A iniciativa da empresa Dias de Sousa Construções, em parceria com o Centro Universitário Estácio do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, conta com o apoio do Instituto Graça Dias, cujo objetivo é fomentar o conhecimento e práticas voltadas para o desenvolvimento humano, social e sustentável.
O projeto tem quatro dimensões que consistem em: Retrofit com adaptação à acessibilidade e foco na reforma do ambiente escolar; Desenvolvimento comportamental dos funcionários e corpo docente da escola; Integração por meio de atividades propostas no contra turno dos alunos, fomentando a educação integral por meio da realização de oficinas socioeducativas e suporte às disciplinas de língua portuguesa e matemática; e Articulação Escola, Família e Comunidade, com o objetivo de aprofundar o relacionamento entre eles.
Segundo a professora Ivonete Ramos, da Escola Municipal Imaculada Conceição, a expectativa é que a sociedade aprecie cada vez mais o projeto: “Esperamos que a comunidade escolar saiba receber, usufruir, valorizar e, principalmente, progredir com todas as oportunidades que estão sendo ofertadas, agregando assim maior aprendizagem e promovendo mais desenvolvimento”, destaca.
O projeto foi retomado na última segunda-feira, 19, quando os alunos retornaram ao Centro Universitário Estácio do Ceará para a realização das atividades de Integração. Neste semestre, universitários e professores do curso de Educação Física da Estácio iniciam a ação com a prática da natação e do atletismo. No cronograma, serão incluídas outras modalidades como: Ginástica Rítmica, Futsal, Karatê e Handebol. A previsão é que mais cursos da Unidade sejam integrados ao projeto.