Para quem está sempre em busca de novos aprendizados e de forma gratuita, a Virada Sustentável Fortaleza, maior festival de sustentabilidade do Brasil, disponibilizará 30 oficinas para o público em geral. Nos dias 23 e 24, sábado e domingo, o Parque do Cocó receberá parte da programação do festival que conta, além das oficinas, com shows, jogos, instalações, exposições, contação de histórias, espetáculos circenses, performances artísticas e muito mais.
Aos interessados em participar de alguma das oficinas; oficinas infantis ou oficinas de saúde e bem-estar, fiquem atentos à programação disponível no link https://www.viradasustentavel.org.br/programacao/virada-sustentavel-fortaleza-2019 . Entre as oficinas, destacamos Coco, Ciranda e Maracatu Rural | Tecnologias Sociais da Cultura Popular para Educadores; Oficina de Sacolas Ecológicas; Fuxico em todas as fases da Vida!; Projeto Viva o Parque | Brincadeiras Tradicionais e o Projeto Viva o Parque | Yoga.
Saiba mais
Coco, Ciranda e Maracatu Rural | Tecnologias Sociais da Cultura Popular para Educadores
O Coletivo Brinquedo de Rua convida educadores formais e informais a um espaço formativo onde serão trabalhadas as Manifestações do Coco de Roda, da Ciranda e do Maracatu Rural em diálogo com a Educação Popular em Círculos de Cultura na problematização e construção dos processos educativos vivenciados pelos educadores. Ao final será produzida uma síntese criativa da atividade.
Data: 23/11/19
Horário: 9h às 12h
Oficina de Sacolas Ecológicas
Oficina de sacolas ecológicas com tiras de tecidos descartados pelas confecções de Fortaleza. A opção saudável e terapêutica de geração de renda e proteção ao meio ambiente. Nas Oficinas de Artesanato Ecológico, a artesã idealizadora Rosângela Ampúdia, conta com a parceria de Érica Vieira na coordenação e também como co-facilitadora. A oficina tem levado opções de geração de renda à uma variedade de ambientes e participantes. Com Oficinas de sacolas ecológicas, de cacos de espelhos, de garrafas pet e de restos de tecidos descartados pelas inúmeras confecções de Fortaleza, realiza-se um trabalho de responsabilidade ambiental de grande importância.
Data: 23/11/19
Horário: 10h às 11h
Fuxico em todas as fases da Vida!
A oficina Fuxico em todas as fases da Vida conta com o apoio de fábricas e empreendimentos de corte de tecido. Para estimular o público na temática sustentável, a oficina trará à tona a reflexão ” O que fazer para reduzirmos os resíduos têxtil gerados em nossa cidade”. Os participantes serão motivados a produzir fuxicos e doar a uma das associações de mulheres artesãs, que depois irão transformá-los em lindas peças de artesanato e vendê-los em feiras de artesanato da cidade. A oficina será orientada por uma das mulheres artesãs que será beneficiada com a ação.
Data: 23/11/19
Horário: 13h às 14h
Projeto Viva o Parque | Brincadeiras Tradicionais
O projeto é apresentar o resgate de jogos populares e de rua, o que não é mais comum no dia a dia das crianças. Resgatar a Carimba, 7 pecados, cabo de guerra, bandeirinha, amarelinha entre outros. O Projeto Viva o Parque propicia à população a oportunidade de reaproximar-se da natureza através de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas de Unidades de Conservação Estaduais. O projeto é realizado todas as manhãs de domingo e conta com uma programação diversificada para todas as idades: oficinas ambientais, aulas de dança, palestras, contação de histórias infantis, brincadeiras tradicionais, trilhas ecológicas, massagem, apresentações culturais, entre outras. Além das atividades oferecidas pelo projeto, as famílias têm a oportunidade de curtir o domingo realizando piqueniques, aniversários, encontros de amigos, tudo isso em meio à natureza!
Data: 24/11/19
Horário: 7h às 12h
Projeto Viva o Parque | Yoga
Ioga ou Yoga (em sânscrito e páli: योग, iast: yoga, afi: [joːgə]): é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da índia. a palavra está associada com as práticas meditativas tanto do budismo quanto do hinduísmo. no hinduísmo, o conceito se refere a uma das seis escolas (āstika) ortodoxas da filosofia hindu e à sua meta rumo ao que esta escola determina como suas práticas.
Data: 24/11/19
Horário: 8h30 às 9h10
O que é e como surgiu a Virada Sustentável
Movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras. O evento, que reúne milhares de pessoas, oferece programação repleta de shows, exposições, instalações, palestras, aulas de meditação, entre outras atividades, abertas ao público e gratuitas. Toda a programação é atualmente pautada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas.
O festival conta com articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, visando promover uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade, bem como reforçar as redes de transformação e impacto social presentes em cada cidade.
A Virada Sustentável de Fortaleza promoveu uma série de atividades gratuitas desde quarta-feira (20). Ao longo de quatro dias de programação, ocupou espaços como Cineteatro São Luiz, Parque Estadual do Cocó, Centro Cultural Belchior, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Centro Cultural do Bom Jardim, Rede Cuca, Parque Parreão, Teatro São José, Floresta do Curió e Instituto dos Cegos.
Na edição de Fortaleza, a Virada Sustentável é realizada pela Secretaria Especial de Cultura, pelo Ministério da Cidadania, em parceria com o Grupo O POVO de Comunicação. O evento conta ainda com o apoio das Empresas CMPC e Ambev/Ama.
Serviço
Virada Sustentável de Fortaleza
De 20 a 24 de novembro de 2019
Programação gratuita disponível no site https://www.viradasustentavel.org.br/