Oi Futuro lança livro digital com propostas para promover a inovação em museus

O cearense Davi Gomes Barroso,  professor de planejamento estratégico criativo, na Universidade de Fortaleza, além de estar na Gestão de equipamentos e projetos culturais do Instituto Cultural Iracema compõe o grupo de 48 especialistas de oito estados que elaboraram o e-book HiperMuseus,  lançado no último dia 10 de dezembro, no Oi Futuro, no Rio de Janeiro.

Durante seis meses, esses profissionais trabalharam na elaboração de propostas inovadoras para promover a transformação digital dos museus nacionais. O resultado estará disponível para download gratuito, a partir da data do evento, pelo site: www.hipermuseus.com . Idealizado e coordenado pela museóloga Mariana Varzea e a gestora cultural Lucimara Letelier, o HiperMuseus é integrado a um movimento global de museus, como o We Are MuseumsCreative Museums e o Museo Mix. O projeto tem patrocínio da Oi, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, correalização do Oi Futuro e parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e Casa Firjan..

Conheça os projetos desenvolvidos ao longo da jornada de atividades do HiperMuseus em 2019 . São sete Protótipos HiperMuseus:

  1. MOVEMUSEU – CONTEÚDO QUE GERA MOVIMENTO

Projeto de conteúdo multicanal em que instituições culturais associadas a causas compartilham saberes e experiências para inspirar e apoiar o ativismo, bem como acelerar novas gerações de ativistas. O projeto começa como um canal de YouTube, mas sua ambição é estar em um espaço digital proprietário, que permite o uso de tecnologia para gerar dados valiosos sobre o público engajado na ferramenta, criando novas oportunidades de ativação desse público e fornecendo ainda mais variedade de conteúdo aos usuários.

André Angulo, Angélica Ferrarez, Karina Araújo, Naiara Arruda, Paola Valentina, Pedro Drable, Stella Fontes

  1. CAPT MUSEU

Plataforma de conhecimento interativo que auxilia os museus a captarem recursos, por meio de um portal de aprendizagem lúdica. O conteúdo é apresentado em uma variedade de suportes: vídeos, textos, exercícios, toolkits e hiperlinks que marcarão a evolução do usuário. Ao completar sua formação, o profissional poderá desenvolver campanhas exclusivas em plataformas parceiras de financiamento coletivo.

Davi Gomes, Eneida Queiroz, Leyanne Azevedo, Maria de Oliveira, Rafael Sol, Rebeca Brandão

  1. MUSEU FORA DA CAIXA

Instalação itinerante de um museu em espaços públicos, formada por uma caixa desmontável contendo um kit básico de objetos e atividades produzido com participação de jovens de favelas e periferias. Tecnologias como impressão 3D e kits de robótica são utilizadas em oficinas para troca de conhecimentos e construção de experiências compartilhadas entre museu e comunidade. Ao final, o processo é sistematizado em um e-book.

Maria Fernandes ∙  Sabrina Veloso ∙  Daniela Alfonsi ∙  Marcela Dick ∙  Lara Nacht ∙  Patricia Zendron

  1. #MUSEUPLURAL

Kit de boas práticas, destinado a profissionais que trabalham em museus e centros culturais, que tem por objetivo motivá-los e orientá-los a dar os primeiros passos na construção de novas narrativas para suas exposições e ações educativas. O kit é composto de estratégias e táticas de trabalho, para que incorporem narrativas de públicos diversos, tanto sobre os acervos, como sobre os temas e as causas dessas instituições. A promoção de contribuições de narrativas de forma remota, por meio das redes sociais, poderá induzir encontros e contribuições de forma presencial, em fóruns, atividades participativas e frequentação ampliada das exposições.

Beatriz Barcelos; Dominique Schoeni; Estela Alves; Graziela Escocard; Isabela Arruda; Maria Eugenia Salcedo; Rangel Almeida

  1. EXPOSITEI

Expositei é uma rede social, materializada em plataforma web com versão aplicativo mobile (app), que reunirá num espaço virtual de participação ativa, indivíduos e suas experiências pessoais em exposições e instituições culturais físicas, por meio da criação de conteúdos, narrativas, compartilhamento de imagens e vídeos, formação de coleções em álbuns de memórias, além de promover interações entre usuários e suas redes de relacionamentos – utilizando exposições como mote.

Nathalia Sarro ∙ Fernanda Castro ∙  Paula Nunes ∙  Rafael Sol ∙  Nicole Costa ∙  Renato Medeiros ∙  Ana Carolina Vieira

  1. ABRACE O MUSEU

Plataforma digital de mobilização e captação de doações que apoia projetos de instituições museais por engajamento social e conexão afetiva das pessoas com os espaços culturais. Dois projetos com temáticas sociais, concebidos por duas instituições, ocupam simultaneamente a plataforma. Um equipamento de maior visibilidade dando um abraço em outro de menor estrutura e repercussão nacional. O doador estará abraçando a causa de duas instituições por meio de uma doação única a ser “rateada”. As doações serão realizadas por uma pessoa sempre em nome de outra, criando uma “corrente” de pertencimento. As redes sociais impulsionarão essa ação solidária criando uma grande ciranda colaborativa em torno das instituições e reforçando a simbologia afetiva do ato de abraçar, conectando pessoas a um objetivo social e cultural.

Joana Pires ∙  Thais Mayume ∙  Anapuaká Muniz ∙  Marcio Guerra ∙  Antônio Carreta ∙  Éricka Madeira ∙  Anatacha Sczensy

  1. MUSA – INSPIRAÇÕES DIGITAIS

Ferramenta que visa apoiar gestores de museus e instituições culturais a diagnosticar suas ações de comunicação digital e encontrar novas formas de gerar mais visibilidade, engajamento e sustentabilidade econômica. Musa é, portanto, uma ferramenta que visa democratizar o acesso dos gestores e de suas equipes a práticas e técnicas digitais que tornem suas instituições mais relevantes para todos os seus públicos.

Ana Paula Gouvea, Anelise Pacheco, Gustavo Duran, Heidi Ferreira, Mauro Luiz da Silva, Raphaela Rodrigues, Thiago Gouveia

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA