A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) por meio do SESI (Serviço Social da Indústria), inaugura nesta quarta, 10, o Museu da Indústria, que funcionará na Rua Dr. João Moreira, 143, no Centro de Fortaleza. Na ocasião, será lançado o livro “Made In Ceará: Indústria e Cidadania na Interação Local-Global”, de autoria do presidente da FIEC, Roberto Macedo. A visitação aberta ao público será a partir do dia 12.
Essa foto já dá vontade de conhecer, não é? O bacana é que o Museu da Indústria terá mais de 2 mil metros quadrados de área disponível e dedicada à valorização da história fabril. Durante a visita, você verá objetos, vídeos e textos remetendo à memória do setor produtivo. Também fazem parte do equipamento uma sala de leitura, dois auditórios multiuso (um com capacidade para 180 e outro para 70 pessoas), uma loja de suvenires, com assinatura da Mosaico e um café bistrô, que funcionará de maneira independente ao museu. O café ficará aberto de terça a sábado, de 9 horas às 19 horas.
Ao longo da exposição virtual estarão presentes as peças do acervo físico, doado em sua maioria por indústrias cearenses, integrando o ambiente e formando uma atmosfera que transporta o visitante para as épocas das grandes prensas e máquinas de costura para couro, monótipos, linotipos etc. Quem assina a curadoria é Julio Heilbron, da EMC – Empresa de Marketing Cultural, especializada em museologia, museografia e implantação de museus com suportes tecnológicos.
Sede virtual – O Museu da Indústria também terá uma “sede” virtual na internet, onde estarão, além do acervo, todo o banco de dados, projetos, programação das exposições, pesquisas, links para museus de indústria de outras cidades.
Serviço:
Museu da Indústria
Local: Rua Dr. João Moreira 143 – Centro
Visitação aberta ao público a partir da sexta-feira, 12 de setembro
Horário: de terça a sábado, de 9 horas às 19 horas
Entrada gratuita
Informações: (85) 3055.0271