Com o objetivo de auxiliar pequenas empreendedoras, o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, em parceria com o Itaú Mulher Empreendedora e a Ultragaz, vai abrir um novo modelo de curso à distância, desta vez por meio do WhatsApp. O projeto, chamado #EmpreendeNoZap, garantirá oportunidade de aprendizado e capacitação para empreendedoras das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As inscrições serão abertas na segunda-feira, dia 25 de janeiro.
Elaborado a partir da metodologia do Consulado da Mulher – única iniciativa brasileira em destaque pela Clinton Global Initiative -, o #EmpreendeNoZap levará conhecimento às empreendedoras autônomas com o objetivo de, por meio da educação em gestão, aumentar a renda das participantes e empoderá-las para que possam gerar um crescimento sustentável de seus negócios. O novo modelo de capacitação utilizará a ferramenta de mensagens instantâneas WhatsApp para abordar desde a concepção do negócio até́ sua gestão e os impactos na vida da empreendedora, associando motivação, capacitação técnica e auto aprimoramento.
Durante o curso, as participantes receberão vídeos e exercícios sobre autoconhecimento, perfil empreendedor, planejamento estratégico, precificação, controle de caixa, identificação de público-alvo, ações de divulgação e estabelecimento de relacionamento. São mais de 30 aulas para desenvolvimento e capacitação das empreendedoras, que receberão créditos em seus celulares à medida em que forem avançando no curso. As 50 melhores alunas receberão ainda uma mentoria exclusiva de profissionais das companhias envolvidas para reforço das técnicas aprendidas durante o curso.
“Temos investido cada vez mais na digitalização da nossa metodologia, para garantir que mesmo em um cenário atípico como o que vivemos, as micro e nano-empreendedoras brasileiras possam contar com o suporte e a capacitação do Consulado da Mulher. Esse é o nosso propósito, e buscamos com o novo programa trazer ainda mais oportunidades para as mulheres das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil”, comenta Leda Böger, Diretora do Consulado da Mulher.
“O #EmpreendeNoZap chama a atenção por ser um curso à distância ministrado por meio de um aplicativo de mensagens. Como a plataforma é muito utilizada e de fácil manuseio, será uma boa maneira de levar todo esse conteúdo para as empreendedoras. Este é mais um dos projetos apoiados pelo Itaú Mulher Empreendedora, e esperamos que auxilie no desenvolvimento de muitas empreendedoras pelo Brasil”, afirma Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco.
Um dos compromissos da Ultragaz, no que se refere à Sustentabilidade, é desenvolver ações de empoderamento e geração de renda para mulheres. Por isso, a oportunidade de contribuir com esse projeto, em contexto de pandemia, de forma digital e beneficiando mulheres de diversas regiões do país, é algo que faz parte de nossa estratégia de Sustentabilidade”, comenta Daniela Gentil, Gerente de Sustentabilidade da Ultragaz.