Você é o tipo de pessoa que sente fome o dia todo? Arranja desculpa para beliscar alguma coisa, especialmente alimentos pouco saudáveis, em qualquer intervalo?
Saiba que esse hábito pode ser o responsável não apenas por aumento de peso, como também pelo aparecimento de alguns problemas de saúde.
Existem estratégias indicadas por nutricionistas que podem te ajudar a combater esse impulso de comer toda hora. Entre elas, diminuir o consumo de guloseimas e optar por alimentos integrais, frutas e verduras.
A Nutricionista Rayanne Rodrigues (CRN 29846/P) esclarece algumas duvidas frequentes que estão quase que diariamente em seu consultório. Confira abaixo mais dicas para você conter a indesejada compulsão:
Comer muito rápido faz mal?
Rayanne Rodrigues: “Sim! Quando comemos rápido acaba-se consumindo mais pois o cérebro demora a entender quando estamos saciados e sentindo sintomas como má digestão. Comer com atenção plena e devagar seria o ideal pois além de você saborear mais o alimento ajuda a aumenta a saciedade”.
O que fazer e como controlar?
Rayanne: “O ideal seria aumentar o consumo de fibras como chia, aveia ou linhaça. Priorizar o consumo de frutas, verduras e legumes que deixarão o indivíduo saciado por mais tempo”.
Falta de água pode ser confundida com a fome?
Rayanne: “Sim! Quando recebo um paciente que não tem o costume de beber água e a todo momento sente vontade de comer oriento para ele primeiramente se hidratar, caso a vontade não passe ele pode realmente estar com fome. Alertando que a falta de hidratação pode ocasionar dores de cabeça, inchaço, cansaço, fraqueza, pele e boca seca”.
Estresse pode fazer com que haja mais desejo por comida?
Rayanne: “Pode sim, o consumo de carboidratos, especificamente os doces, provocam a sensação de prazer o que acontece por conta do aumento de um hormônio chamado serotonina. A serotonina tem como função ajudar a equilibrar o humor, sono e até mesmo o apetite, entre outras. Atenção para o consumo exagerado de doces e carboidratos pois pode ocasionar problemas de saúde!”
Devo evitar algum alimento?
Rayanne: “Deve-se evitar alimentos industrializados pois além de fazerem mal à saúde são pobres em fibras”.
O que devo comer para melhor essa “fome exagerada”?
Rayanne: “Comer de forma fracionada no decorrer do dia, evitar jejuns prolongados, evitar dietas muito restritivas, dar preferência a alimentos ricos em fibras, melhorar a ingestão de água, dormir no mínimo 6h-8h por noite”.
Praticar atividade física pode ajudar?
Rayanne: “A atividade física pode ajudar por que traz a sensação de prazer e bem estar ao indivíduo assim diminuindo o estresse, por isso é importante praticar atividade física diariamente sendo fundamental à saúde e qualidade de vida. Sempre procurar um profissional da área para orientar melhor à prática!”