Riachuelo e Free Free comemoram Dia da Mulher evidenciando trabalho de artesãs e raízes brasileiras

Parceria cria peças únicas e exclusivas inspiradas nos biomas brasileiros

 

 

Para promover o trabalho do coletivo de artesãs de 6 comunidades do Brasil e reforçar o seu pilar de sustentabilidade e responsabilidade social, a Riachuelo e o Free Free desenvolveram juntos um projeto, focado em dar visibilidade ao trabalho manual de mulheres e em resgatar as raízes brasileiras para comemoração do Dia Internacional da Mulher. Inspirado nos biomas de cada região do país e de cada comunidade participante desta ação, os produtos foram elaborados por meio da matéria-prima que mais caracteriza a localidade. Materiais e elementos da própria natureza foram reutilizados e ganharam um novo significado em peças exclusivas que representam a brasilidade de seis regiões: Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Pampas e Amazônia.

As peças customizadas celebram a força e o trabalho das mulheres brasileiras, que são verdadeiras obras de arte. O intuito do projeto é divulgar e dar luz a esse trabalho tão importante das comunidades de Timbaúba dos Bordados, Encauxados, Flor do Cerrado, Instituto Família Legal, Associação Quilombola Ivaporunduva e Araucária Associação, e cada uma delas receberá doações da Riachuelo, dentre elas jaquetas e camisetas, que estão sendo entregues pelo time do Free Free para que as próprias comunidades possam usá-las para geração de renda.

“Acreditamos em uma moda plural, inclusiva, sustentável e com propósito. A Riachuelo sempre procurou atuar neste processo de transformação da indústria e com este projeto, nossos produtos ganham um novo significado por meio das mãos destas artistas, beneficiando cerca de 2000 pessoas com o trabalho. Queremos dar visibilidade a essas verdadeiras obras de arte e colocar as mulheres em evidência com esta diversidade de talentos”, conta Marcella Kanner, head de comunicação e marca da Riachuelo.
Os principais materiais utilizados e estampas são provenientes da própria região, simbolizando e dando as devidas características dos biomas. Todo trabalho artesanal e manual destas comunidades são ecologicamente corretos e nada é extraído de forma imprópria. O algodão da Caatinga, por exemplo, em que foram feitos os bordados e rendas, é próprio da comunidade, assim como o cultivo da lã do rebanho de ovelhas no Rio Grande do Sul, na região das pampas. As palhas da bananeira da Mata Atlântica e as folhagens do Cerrado foram reaproveitadas para fazer tapetes, jogo americano, bolsas, acessórios do dia a dia e decoração. Já o destino do látex da Amazônia foi para modelar folhagens e fazer estamparias de diversos formatos e cores.

“A pandemia afetou profundamente as mulheres, evidenciando problemas já existentes como a violência, a jornada tripla que agora parece ser infinita, a sobrecarga, a desigualdade no mercado de trabalho, entre outros. Muitas mães estão isoladas sem ter com quem deixar os filhos e 8,5 milhões de mulheres estão desempregadas. Criar um projeto de geração de renda nesse momento é essencial para mudar essa realidade dura que estamos vivendo. Quando mulheres ganham dinheiro, 90% do seu rendimento vai para educação dos filhos e para saúde. Investir em mulheres é investir no futuro”, afirma Yasmine McDougall Sterea, CEO do Free Free.

Além deste projeto, no dia 3 de março, a Riachuelo em parceira com o Free Free também apresenta a Plataforma de Educação Ciclo Free Free, um programa de cursos EAD contendo temas como o Autocuidado, Corpo, Carreira e Finanças. Todo o conteúdo é gratuito e pode ser acessado diretamente pelo link: http://freefree.art/ciclo-free-free-plataforma-de-educacao/

E em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Riachuelo traz junto com o Free Free temas importantes para gerar debates construtivos a respeito da mulher também nas redes sociais. Thaynara OG, Letticia Munniz, Maia Boitrago e a CEO do Projeto, Yasmine Sterea, falam sobre o “Mito da Mulher Perfeita”, trazendo relatos pessoais e reflexões nesse dia tão importante, que reforça a libertação da mulher em muitos sentidos. Os conteúdos serão divulgados nos dias 08 e 09 de março nas redes sociais da Riachuelo. Acompanhe e acesse o site para mais informações: http://www.riachuelo.com.br/free-free

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA