Ação conta com o envio de cerca de 2 mil sacolas da plataforma de second hand para clientes com o objetivo de facilitar a venda de peças que estão em desuso
O Repassa, startup de moda consciente e maior brechó online do Brasil, se junta à Intimissimi, marca italiana de lingerie e homewear, com o objetivo de dar uma nova utilidade às peças de roupas que estão sem uso nos guarda-roupas dos brasileiros. A ação, que tem início em março, prevê a distribuição gratuita de 2 mil sacolas para clientes que comprarem acima de R﹩ 450, via e-commerce, incentivando, portanto, o aumento do ciclo de uso das peças.
A iniciativa faz parte do “Parceiros do Bem”, plataforma de soluções de impacto positivo do Repassa, que consiste em ampliar vida útil de roupas. Já a sacola, intitulada por “Sacola do Bem”, é a embalagem desenvolvida pela startup para envio das roupas gentilmente usadas, que saem da casa de seus ex-donos até a sede do brechó, em São Paulo. A sacola, que mede 70 cm x 50 cm (60 litros, em média), pode armazenar cerca de 35 produtos adultos.
“Proporcionar mais ciclos de vida para as peças de roupas é a forma mais eficiente de diminuir esse impacto ambiental. Por meio da parceria com a Intimissimi, queremos reforçar o nosso propósito que, além de vender roupas de segunda mão, atua como uma plataforma de soluções para incluir outras marcas de moda nesse ecossistema do bem – sempre tendo a roupa usada como moeda de troca. Além de fazer o bem ao meio ambiente, conscientizamos o mercado e ajudamos as pessoas a monetizarem as peças que estão paradas no guarda-roupa”, explica Tadeu Almeida, fundador e CEO do Repassa.
A dinâmica do projeto funcionará da seguinte maneira: quando as roupas chegam ao brechó, passam por um rigoroso processo de curadoria, a fim de avaliar as condições dos itens para revenda. Uma vez aprovada, a peça é cadastrada, higienizada, passada, fotografada e armazenada até o momento da venda. O preço final é sugerido pelo Repassa e enviado para aprovação do vendedor antes da publicação no site. Com a venda finalizada, o ex-dono da roupa fica com 60% do valor e tem a possibilidade de doar parte dessa porcentagem, ou sua totalidade, para uma instituição social de sua preferência, escolhida durante o cadastro de sua sacola. Entre as opções está a ONG Américas Amigas, organização apoiada pela Intimissimi que atua no combate do câncer de mama no Brasil.
Iniciativas sustentáveis
A italiana Intimissimi, do Grupo Calzedonia, segue construindo sua história no século XXI a partir de iniciativas e ações sustentáveis, também incentivando seus clientes a seguir o mesmo caminho para que, juntos, possam colaborar para tornar o planeta mais saudável.
Em 2019, ao lado de outras 55 companhias líderes no segmento de moda internacional, a Intimissimi assinou o Fashion Pact, um acordo proposto pelo governo da França e François-Henri Pinault, CEO e Chairman do Grupo Kering, para unir as grandes empresas em prol de um futuro sustentável baseado em 3 objetivos-chave: o fim do aquecimento global, o restauro da biodiversidade e a proteção dos oceanos.
A Intimissimi segue firme com a causa, refletindo o comprometimento nas suas últimas coleções. Neste ano, por exemplo, a marca lançou a Green Collection, a primeira coleção-cápsula desenvolvida inteiramente a partir de tecidos sustentáveis inovadores, com uma ampla seleção de pijamas e malharia em modal e micromodal. Alguns materiais são derivados do bambu e recebem o certificado da Lenzing, a maior produtora mundial de fibras de viscose, com sede na Áustria.
Em 2020, a Intimissimi também comemora o 10º aniversário de sua parceria com a I:Collect, uma empresa global especializada na coleta e reciclagem de resíduos têxteis descartados em mais de 60 países. Só no ano passado, essa colaboração permitiu a coleta de mais de 7 milhões de itens, prevenindo seu descarte inadequado no meio ambiente. A marca também utiliza apenas sacolas de papel reciclado, certificado e reutilizável em todas as suas lojas e pacotes de envio. Graças à essa medida, a Intimissimi já evitou o descarte de mais de 32 toneladas de plástico na natureza.
“Além das coleções, assumimos o compromisso de responsabilidade ambiental que tem a finalidade de compensar o uso de embalagens das marcas, com o fortalecimento da indústria de reciclagem em uma parceria com o selo Eureciclo. Essa nova ação com o Repassa vem para reafirmar a nossa estratégia de sustentabilidade, que abrange nosso posicionamento, negócios e áreas de inovação e negócios”, explica Alvaro Gutierrez, Country Manager do Grupo Calzedonia no Brasil.