O Grupo Mulheres do Brasil promove, no período de 2 de a 6 de agosto, o “I Seminário Terrartesã – As mãos que tecem o Ceará”. Apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil, o evento acontece virtualmente, com o propósito de promover o diálogo entre artesãos, pesquisadores, empreendedores e o poder público.
Com foco na valorização e promoção do artesanato tradicional cearense, a programação é voltada para quatro eixos, são eles: capacitação do artesão em novas tecnologias; oportunidades de negócios no artesanato; inovação e tradição: artesanato, design e moda; e políticas públicas para o fortalecimento do setor.
Além disso, o Seminário justifica-se a partir da necessidade de contribuir com ações de apoio ao setor do artesanato tradicional cearense, sobretudo aos grupos do interior do Estado, por meio da ampliação do debate em torno do fortalecimento social e econômico dos artesãos, da divulgação das iniciativas e de novas estratégias de comercialização a partir do uso das novas tecnologias. Nesta perspectiva, o projeto também se alinha aos objetivos da efetivação de políticas públicas sociais e culturais, além de ampliar o relacionamento do Governo do Estado do Ceará com a sociedade.
Palestrantes
Com duração de cinco dias, o lançamento do I Seminário Terrartesã terá a presença de autoridades como Luiza Helena Trajano – Presidente do Grupo Mulheres do Brasil; Socorro França, Secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos do Governo do Estado do Ceará; Patrícia Liebman – Gerente da CEART; e Angelice Custódio – Presidente da Federação das Cooperativas e Associações De Artesãos Do Ceará – FECARCE, buscando promover encaminhamentos que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos artesãos cearenses.
Para Annette Reeves, Líder do Núcleo Fortaleza do Grupo Mulheres do Brasil, a realização do evento “tem o intuito de criar um ambiente de amplo diálogo com vistas a fortalecer o artesanato no estado como fonte de renda e de desenvolvimento social”, conclui.
Além destes, estarão presentes especialistas no tema como a Presidente da Artesol – Sonia Quintela, o designer Érico Gondim e a empresária Celina Hissa – Catarina Mina, além de artesãos como Evandira Moreira (Renda Filé), Gilmar Martins (Tecelagem) e Andrea Guedes (Crochê). Segundo Ethel Whitehurst, curadora do evento, a programação foi pensada de modo a contemplar diferentes olhares para o artesanato do Estado.
A programação do seminário será divulgada junto às cooperativas e grupos de artesanato, no qual pretende-se atrair cerca de 400 participantes de todas as regiões do estado. Todos os conteúdos serão disponibilizados em plataforma virtual para acesso livre, gratuito e acessível, contando ainda com legendagem descritiva de todas as palestras.
Serviço
I Seminário Terrartesã – As mãos que tecem o Ceará
Dias e horários: de 2 a 5 de agosto: às 18 horas; e dia 06: às 17 horas
Instagram: @terrartesa
Transmissão: Youtube Mulheres do Brasil e Facebook Mulheres do Brasil
Sites: https://www.terrartesa.com.br/ e https://www.grupomulheresdobrasil.org.br/
Evento acessível em Libras
Programação gratuita