Dia Nacional do Combate ao Colesterol: Nutricionista AYO esclarece dúvidas sobre o assunto

Comemorado no dia 8 de agosto, o Dia Nacional do Combate ao Colesterol tem como objetivo lembrar a importância de acompanhar os níveis de colesterol. Ao contrário do que muitos pensam, há dois tipos dele: o bom e o mau, que atuam de maneiras diferentes no organismo. 

 

Pensando em esclarecer essa e outras questões, a nutricionista Monique Frota, parceira da AYO Fitness Club, listou as principais dúvidas sobre o tema.

 

O que são colesterol bom e colesterol mau?

 

Responsável por limpar as artérias e levar o colesterol para o fígado, onde é descartado, o HDL é o chamado colesterol bom e contribui para a manutenção do coração humano. Já o LDL é o encarregado de levar o colesterol do fígado até as células, que estando em nível excessivo acaba acumulando na parede arterial, o que pode ocasionar o bloqueia do transporte de sangue, culminando até mesmo em um aumento no risco de acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

Quais alimentos contribuem para um mau colesterol?

Alguns fatores como genética, consumo de gordura saturada e hábitos alimentares ruins podem ser cruciais para o surgimento de um mau colesterol. Entre eles estão os doces, como chocolates; embutidos, como mortadela, linguiça e salsicha; e vísceras, como miolo, coração de frango e fígado.

Quais alimentos auxiliam no bom colesterol?

Verduras e legumes são essenciais para um bom colesterol, além do consumo de frutas e peixes ricos em ômega 3, como salmão, sardinha, anchova e atum. Além disso, é bom incluir as oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas, amendoim; e os óleos vegetais: girassol, canola e azeite de oliva, soja e milho.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA