O Grupo Mulheres do Brasil promoveu, no período de 2 a 6 de agosto, o “I Seminário Terrartesã – As mãos que tecem o Ceará”, reunindo mais de 2 mil espectadores. Apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil, o evento aconteceu virtualmente, com o propósito de promover o diálogo entre artesãos, pesquisadores, empreendedores e o poder público.
Para Annette Reeves, Líder do Núcleo Fortaleza do Grupo Mulheres do Brasil, o evento teve um grande êxito. “Tivemos uma repercussão bastante positiva, com um bom número de audiência. Logo, esperamos que o Seminário tenha contribuído para criar um ambiente de amplo diálogo com vistas a fortalecer o artesanato no estado como fonte de renda e de desenvolvimento social”, destacou.
Com foco na valorização e promoção do artesanato tradicional cearense, a programação foi voltada para quatro eixos, sendo eles: capacitação do artesão em novas tecnologias; oportunidades de negócios no artesanato; inovação e tradição: artesanato, design e moda; e políticas públicas para o fortalecimento do setor. Para conferir o conteúdo salvo, acesse: YouTube Mulheres do Brasil.
Palestrantes
Com duração de cinco dias, o lançamento do I Seminário Terrartesã contou com a presença de autoridades como Luiza Helena Trajano – Presidente do Grupo Mulheres do Brasil; a Primeira-dama do Ceará, Onélia Santana; Socorro França, Secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos do Governo do Estado do Ceará; Patrícia Liebman – Gerente da CEART; e Angelice Custódio – Presidente da Federação das Cooperativas e Associações De Artesãos Do Ceará – FECARCE, buscando promover encaminhamentos que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos artesãos cearenses.
Além destes, estiveram presentes especialistas no tema, como a Presidente da Artesol – Sonia Quintela, o designer Érico Gondim e a empresária Celina Hissa – Catarina Mina, além de artesãos como Evandira Moreira (Renda Filé), Gilmar Martins (Tecelagem) e Andrea Guedes (Crochê). Segundo Ethel Whitehurst, curadora do evento, a programação foi pensada de modo a contemplar diferentes olhares para o artesanato do Estado.