Nova exposição no Centro Cultural Coreano traz pela primeira vez ao país ilustrações da artista Wooh NaYoung que mistura história, arte, moda e cultura pop através do Hanbok, vestes tradicionais coreanas
Muito além de uma vestimenta, o Hanbok (한복) coreano também é arte. Suas texturas, formas e detalhes são ricos em história e beleza, o tornando sem a menor dúvida, a vestimenta tradicional um patrimônio fashion cultural da Coreia do Sul.
As cores vibrantes, linhas simples e curvas características são apenas alguns dos elementos que tornam essa peça tão especial e única.
Evidências históricas demonstram que a veste é utilizada pelo povo coreano desde o período dos TRÊS REINOS (57 A.C – 668 D.C) e até pouco tempo o estilo de roupa tradicional fazia parte da vida cotidiana na Coreia. Hoje em dia, a roupa tradicional coreana é utilizada para ocasiões especiais. A beleza fashion e histórica das peças ainda influencia a moda, sendo inspiração para novos designers e marcas de luxo, como a coleção Cruise da marca Chanel, inspirada nas belas formas dos Hanbok.
As influências são tantas que serviu de inspiração para a artista Wooh NaYoung em seus trabalhos de atuação. Você já imaginou como seriam as princesas da Disney se elas vivessem na época de Joseon? Pois é, ela já, e os seus trabalhos fazem uma referência histórica com um mix da atualidade com os personagens que mais amamos.
Em suas redes sociais (@woohnayoung), a artista divulga os seus principais trabalhos e os resultados são impressionantes. Mas a melhor notícia é que para você que ama esse universo dos filmes vai ser possível ver esse trabalho de pertinho. Pela primeira vez o Centro Cultural Coreano vai trazer as exposições da artista para o Brasil.
A mostra vai contar com os desenhos mais famosos da Wooh NaYoung, onde você vai poder conhecer um pouco mais sobre a história e a tradição dos Hanboks e claro, aproveitar para tirar muitas fotos.
Sobre a artista Wooh NaYoung
Wooh NaYoung é uma ilustradora sul coreana que trabalha principalmente com desenhos digitais de personagens vestindo Hanbok (roupas tradicionais coreanas). Seu trabalho mais famoso é Fairy Tale Series, onde os personagens da série foram reinterpretados como se estivessem na Coreia, trabalho que impressionou muitos fãs em todo o mundo.
Em 2019 Woo NaYoung recebeu um prêmio do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo por seu trabalho na popularização do Hanbok, as famosas vestes tradicionais coreanas. Também para comemorar o 60º aniversário das relações diplomáticas entre a Coreia e a Dinamarca, Woo NaYoung foi convidado como expositora principal do Workshop de Animação realizado em Viborg, Dinamarca, em 2019.
A exposição mais recente da artista foi ano passado, na Lotte Hotel & Resort Gallery, onde ela exibiu os principais destaques de suas coleções.
Exposição: Ilustração de Hanbok Wooh NaYoung
Data: 24 de julho a 18 de setembro de 2021
Local: Centro Cultural Coreano no Brasil – Avenida Paulista, 460
Evento Gratuito
Ingressos: https://www.eventbrite.com.br/e/exposicao-ilustracao-de-hanbok-wooh-nayoung-tickets-163902852845