E-commerce dá às boas-vindas ao Projeto Fio, negócio social que visa transformar o mercado por meio de capacitação e visibilidade às mulheres artesãs que atuam na confecção das peças
A FARFETCH, plataforma de tecnologia global líder da indústria de moda de luxo, se une ao Projeto Fio, negócio social que atua capacitando mulheres no bordado através de técnicas de arte-terapia em comunidades do Rio de Janeiro. A parceria tem o intuito de levar as peças confeccionadas pelas profissionais capacitadas pelo projeto para um maior número de pessoas, fortalecendo assim o pilar Positively FARFETCH, que tem como premissa aumentar a eficiência e o alcance do negócio por meio de ações que fomentem diversidade, sustentabilidade e incentivos sociais.
Atemporais, cada uma das peças é bordada por uma das mulheres envolvidas no projeto, em processo colaborativo, com materiais naturais e biodegradáveis – possibilitando a
capacitação das bordadeiras que encontram no desenvolvimento da técnica não só uma fonte de inspiração e arte, mas também de renda.
As aulas de capacitação do Projeto Fio ocorrem em duas comunidades cariocas, na Maré, em parceria com o Redes da Maré, na Casa das Mulheres, e na Tijuquinha, em parceria com o projeto Eu Sou Arte. A iniciativa traz também as arteterapeutas do projeto Transborda Rio. Como resultado da parceria, os itens, além de estarem à venda no site do projeto, passam também a ser disponibilizados no site da FARFETCH, reforçando o compromisso da empresa em trabalhar para o bem da moda, conectando criadores, curadores e consumidores. Kimonos, blazers, calças e camisas, além de itens para decoração, como capa de almofada e manta, recebem bordados com formas botânicas, dando um toque autêntico a cada um dos produtos. Os preços variam de R$180 a R$560, e já estão disponíveis na FARFETCH.