Quando se fala em armazenamento de alimentos, muitas são as dúvidas que ainda surgem. E, quando o assunto são polpas de frutas, o cuidado precisa ser redobrado. De acordo com a nutricionista Sandra Moura, parceira da Nossa Fruta Brasil, o congelamento correto se faz em câmaras frigoríficas de baixíssima temperatura. “Isso acontece para que ocorra o congelamento rápido e garanta a qualidade e os nutrientes das polpas”, esclarece a profissional.
De acordo com Sandra, as polpas são envasadas em embalagens plásticas adequadas, resistentes a temperaturas abaixo de zero grau e ao manuseio. “Elas são colocadas sobrepostas em monoblocos e levadas às câmaras frigoríficas.
Em casa, a armazenagem da polpa também precisa ser realizada com cuidado, sempre em freezer ou congelador, pois é a temperatura adequada que irá garantir o sabor, os nutrientes e a segurança do alimento.
Segundo a nutricionista, é importante que quando for fazer o suco toda a polpa daquela embalagem seja utilizada. “Isto porque uma vez descongelada não é recomendado que seja recongelada, devido ao processo de oxidação que as mesmas sofrerão o descongelamento”, pontua. Logo, os nutrientes são preservados quando não há oxidação da polpa pelo contato com oxigênio ou por permanecer muito tempo em temperatura inadequada para congelamento. “O congelamento rápido evita a oxidação das frutas e este processo preserva os nutrientes os quais são fontes de vitaminas e minerais importantes para a nutrição humana”, finaliza.