Após completar dois anos de operação no Brasil no último dia 6 de dezembro, a 99Food termina 2021 com expansão. Depois de “desembarcar” em 38 novas cidades nos últimos 11 meses e ampliar o serviço de 21 para 59 praças – 16 delas capitais –, a companhia termina o ano quase triplicando sua presença no país, impulsionada pelo boom no segmento de delivery.
No balanço feito para celebrar o marco, os números identificados nas cidades dão conta do potencial de crescimento do segmento. Primeira cidade a receber a 99Food em dezembro de 2019, Belo Horizonte, por exemplo, continuou sendo líder no número de solicitações, seguida por Recife, Goiânia, Manaus e Cuiabá. As capitais pernambucana e goiana, aliás, repetiram o feito de constar no top 5 pelo segundo ano consecutivo em número de pedidos, somando, juntas, quase 2 milhões deles.
Recife e Belo Horizonte também tiveram destaque na adesão de estabelecimentos. Empatadas, 5 mil novos estabelecimentos em cada uma delas aderiram à plataforma neste último ano, em um ranking composto ainda por Salvador, Manaus e Belém.
Integrante da empresa global DiDi, maior companhia de mobilidade urbana e conveniência do mundo, a 99Food também solidificou sua marca no nicho de entrega por aplicativo com o cadastro de 113,4 mil restaurantes – frente aos 50 mil cadastros feitos em 2020 –, e 48,2 mil usuários ativos por mês. Registrou, ainda, um crescimento de quase 40% no acumulado entre 2020 e 2021 no número de novos clientes e quase 127% de aumento na adesão de restaurantes no mesmo período. A plataforma que conecta consumidores aos melhores restaurantes locais ainda somou 18,7 milhões de pedidos em 2021, conquistando um aumento de 175% nas demandas de consumidores realizadas pelo app.
No Nordeste, a empresa conquistou o maior crescimento em números absolutos. Foram contabilizados 2,9 milhões de pedidos em 2021, um crescimento de 270% em relação ao ano anterior, com destaque para a cidade de Recife, local onde a 99Food ultrapassou a entrega de 1 milhão de pedidos. Lá, oito novas cidades foram lançadas a partir do último mês de maio, ampliando de quatro para 12 as praças atendidas pela empresa, que agora também está em Ilhéus (BA), Feira de Santana (BA), Arapiraca (AL), Ipojuca (PE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Sobral (CE) e Mossoró (RN). Em 2020, haviam sido iniciados os serviços nas cidades de Salvador (BA), Aracaju (SE), Recife (PE) e Teresina (PI).
Para Pedro Gomes, diretor de operações da 99Food, os resultados na região endossam o compromisso da empresa com o Brasil. “A 99Food nasceu com a meta de apoiar o negócio dos pequenos e médios comerciantes locais, em um movimento de valorização da gastronomia. O objetivo é oferecer um serviço de qualidade, preço competitivo e conquistar um mercado com uma experiência diferente para os restaurantes, consumidores e entregadores parceiros e os resultados obtidos em 2021 confirmam que estamos no caminho certo. O país possui amplo espaço para conquistar novos consumidores, restaurantes e entregadores parceiros e os números reforçam essa análise”, declarou.
Campeões em vendas no apps, os hambúrgueres lideraram o ranking de preferidos dos consumidores, assim como as pizzas, snacks e açaí. Na lista de favoritos ainda estão os lanches/sanduíches, a comida japonesa, as carnes e os doces.
No entanto, o aumento da valorização da culinária brasileira, já identificado em uma pesquisa que buscou conhecer os hábitos da população em relação à alimentação, é uma realidade. Segundo alimento mais procurado por consumidores, as tradicionais marmitas ou “quentinhas” representaram 15,73% dos tipos de refeições solicitadas via app, ante aos 14,05% identificados em 2020, apontando crescimento de quase 2%.
A pesquisa, feita a pedido da 99Food pelo Datafolha, revelou que, de fato, a demanda por consumo de comida típica caseira aumentou nos apps de delivery de comida. Considerada uma forma de valorização da cultura gastronômica e de conexão com as memórias afetivas familiares, a comida regional é valorizada por 83% dos brasileiros. Seu consumo cresceu também nas plataformas de entrega de comida.