O período de Carnaval de 2022 vai da sexta-feira, 25 de fevereiro, até a terça-feira, 1° de março. Mas, com o decreto feito pelo governador Camilo Santana, no início deste mês, o Ceará não terá ponto facultativo. Portanto, entidades e órgãos públicos deverão continuar com funcionamento normal, pelo menos em tese. Já a iniciativa privada pode adotar o que for mais indicado.
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, os shoppings seguirão com o funcionamento normalizado durante todo o período. Já as lojas de bairro e comércio de rua do Centro da Capital abrirão conforme decisão pessoal de cada comerciante. O funcionamento seguirá normalizado na Quarta-feira de Cinzas.
O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, explica que solicitou ao Governo do Estado para que fosse liberado o funcionamento do comércio na segunda-feira e terça-feira de Carnaval como forma de reparar as perdas econômicas geradas pela pandemia.
“No ano passado, o comércio funcionou durante o Carnaval e tivemos um resultado bastante satisfatório. Por isso, nós recomendamos aos lojistas que abram as suas lojas e oferecem promoções que possam levar o consumidor às compras. É hora de faturarmos e acompanharmos a retomada da economia ainda bastante afetada pela pandemia”, afirma Assis Cavalcante, destacando que a maioria dos comerciantes devem abrir as lojas.