Shopping Benfica adere à campanha Maio Laranja com ações aos sábados e domingos

Maio é o mês para conscientizar a população sobre o abuso sexual na infância e na adolescência. Segundo dados da Prefeitura de Fortaleza, em 2021 Fortaleza teve 737 casos notificados de violência sexual contra crianças e adolescentes. Este ano, até março, já foram 152 casos. A maioria são meninas que estão na faixa etária de 12 a 18 anos.

Com o intuito de alertar sobre os riscos e sinais dessa violência, durante este mês de maio, das 16h às 22h no sábado (21) e das 16h às 21h no domingo (22), o Shopping Benfica conta com uma equipe do programa Rede Aquarela, referência nacional no enfrentamento da violência infanto-juvenil, para orientar a população a como identificar e combater esse tipo de crime, no Piso Térreo do empreendimento. A ação educativa faz parte da campanha Maio Laranja promovida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci).

“As ações sociais fazem parte do DNA do Shopping Benfica desde a sua fundação. Nós, enquanto mulheres e mães, sabemos o quão abominável é imaginar-se vítima ou vislumbrar a possibilidade de ter um filho submetido a tal injúria. Por repudiarmos qualquer atitude de natureza semelhante, entendemos a importância de dar voz a tais iniciativas que disseminam informações para que o público possa  identificar, prevenir, denunciar aos órgãos competentes – quando ocorrido o abuso, acolher e cuidar das crianças e adolescentes”, explica Melissa Soares, Diretora Executiva do empreendimento.

Rede Aquarela

Criado em 2006 pela Funci, o programa Rede Aquarela é referência nacional no enfrentamento da violência infantojuvenil, desenvolvendo ações de prevenção e atendimento para crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. No fim de 2020, foi instituído pela lei municipal 11071/20 como política pública permanente. O trabalho da Rede Aquarela ocorre com os profissionais dos eixos Disseminação, Atendimento DCECA, Atendimento Psicossocial e Aquarela 12ª Vara Criminal. “A maioria dos caso de exploração, violência ou abuso sexual, acontece dentro da casa da vítima e somente 10% dos casos é notificado às autoridades. É uma violência ainda muito silenciada que precisa ser enfrentada com urgência e prioridade. Denunciar é o primeiro passo”, completa Iraguassu.

SERVIÇO

Ação educativa – Campanha Maio Laranja

Dias e horários: Aos sábados (16h às 22h) e aos domingos (16h às 21h)

Local: Piso Térreo do Shopping Benfica (Av. Carapinima, 2200 – Benfica – Fortaleza/CE)

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA