O Grupo Aço Cearense (GAC) anunciou a primeira Chamada de Inovação Aberta, com objetivo de conectar os seus desafios com as soluções de startups, universidades e ICT’s de todo o Brasil. Dentre os benefícios para as empresas que se conectarem ao grupo estão a possibilidade de aumentar a escala de uma solução/tecnologia, o networking por meio da visibilidade e chancela de uma empresa líder do mercado, bem como a possibilidade de contratação como fornecedor ou parceiro fixo do grupo.
Para realizar o lançamento e gerenciamento desta jornada de Gestão da Inovação, intitulado “Programa Inovar”, o GAC fechou uma parceria com a AEVO, empresa especializada em gestão da inovação. A AEVO irá coordenar as iniciativas e conectar os desafios da Grupo Aço Cearense com startups por meio do software da empresa. Os quatro primeiros desafios do projeto já estão disponíveis e podem ser acessados no site. Além disso, as consultorias de inovação e estratégia, ABGI e Inventta, também fornecerão apoio à equipe de inovação do Grupo.
Entre os 4 desafios estão: Como automatizar o processo de aquisição de itens de baixo valor e alta rotatividade?; Como automatizar o processo de aquisição de itens de baixo valor e alta rotatividade?; Como realizar a cotação do frete de material antes da escolha do fornecedor? e Como efetuar avaliações de fornecedores de forma rastreável?. O “Programa Inovar” promove a primeira iniciativa do GAC na Inovação Aberta estruturada, que vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil por ser um modelo moderno de conexão com o ecossistema de inovação. “Trata-se de um passo adicional ao processo de gestão da cultura de inovação, cujo foco está diretamente alinhado à estratégia do grupo”, conta Ian Corrêa, Head de Inovação do Grupo Aço Cearense.
Já de acordo com o Henrique Pereira, Gerente de Inovação do Grupo, além dos desafios de Open Innovation já disponíveis na página do programa, a empresa vem mapeando diversas outras possibilidades para o futuro. Essa identificação de possíveis desafios e soluções ocorre por meio de seus esforços de Intraempreendedorismo, que existe desde 2021, e já registrou cerca de 650 ideias de seus quase 4 mil colaboradores. “Além dos times de inovação e dos parceiros estratégicos do programa, contamos com todas as áreas do GAC nesse processo de construção colaborativa”, acrescenta Henrique Pereira.
Saiba mais sobre os desafios clicando aqui.