Mostra com obras de Eduardo Frota apresenta desenhos e grandes intervenções do artista
O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) abre, nesta quinta-feira (2), às 19h, a exposição “DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas”, do artista visual cearense Eduardo Frota. Com curadoria de Jacqueline Medeiros, a mostra reúne desenhos e elaborações de grandes dimensões no plano das paredes do museu.
O artista desbrava a superfície da materialidade concreta do museu para criar nova fisicalidade. Com uma intervenção artística ampla e direta na arquitetura do próprio museu, Frota lança questões sobre arte, arquitetura, fluxo, espaço e tempo, tais como o que significa ser um museu de arte contemporânea.
Para a curadora Jacqueline Medeiros, Frota usa o elemento da geometria como disparador para o pensamento contemporâneo da arte, mais uma expansão do gesto artístico do que a procura perfeita da simetria geométrica idealizada. “Aqui, a geometria é como um corpo elástico e não como um desenho precisamente calculado. São representações construídas com suas condições físicas imperfeitas por terem sido realizadas manualmente”, afirma Medeiros.
O artista passa a integrar o projeto Trajetórias, programa a partir do qual o MAC-CE convida o público a conhecer ou revisitar o trabalho de artistas cearenses, ou radicados e que produzem no Ceará há muito tempo, a fim de resgatar, fomentar e difundir essas produções. Reconhecido nacionalmente, Eduardo Frota é um artista de importante e intensa trajetória. A mostra, além de evidenciar o seu percurso, apresenta esse trabalho inédito.
Até o dia 4 de setembro de 2022, a mostra poderá ser conferida de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h (acesso até 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h (último acesso 18h30).
Para acessar o Museu, é preciso apresentar o passaporte vacinal com pelo menos a 2ª dose ou dose única (a depender do imunizante) e o documento de identificação com foto, seguindo o último decreto estadual.
Serviço
Exposição “DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas”, de Eduardo Frota
Curadoria: Jacqueline Medeiros
Data: 2 de junho de 2022 a 4 de setembro de 2022
Horário: Quinta-feira (2), às 19h. De terça-feira a sexta-feira (9h às 18h, com acesso até 17h30) e sábados, domingos e feriados (10h às 19h, com acesso até 18h30)
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Gratuito e livre. Acesso liberado mediante apresentação de passaporte vacinal para pessoas com idade a partir de 12 anos (2ª dose ou dose única, a depender do imunizante) e documento de identificação com foto