Começa nesta sexta, 12, no Espaço Cultural Porto Freire, a exposição “Monstra postermassa”, desenvolvida pelo Coletivo Monstra exclusivamente para a reinauguração do espaço. Situado no Parque Del Sol (bairro Cidade dos Funcionários) e palco de exposições e de outros movimentos artísticos, o espaço é uma iniciativa da Fundação Porto Freire. Gratuita, a exposição ficará disponível até 12 de setembro, de segunda a sábado das 8h às 19h e nos domingos de 8h às 18h. O Coletivo Monstra é influenciado pela estética da cultura pop e vem se destacando como um dos mais ativos do cenário artístico de Fortaleza.
A exposição “Monstra postermassa” é composta por uma série de sete posteres em serigrafia com tiragem limitada de 70 exemplares que serão sorteados aos visitantes. O coletivo ainda pintará painéis ao vivo durante o período da exposição e cada visitante receberá uma coleção de postais com as artes da exposição para colecionar ou enviar para amigos. “Como a campanha institucional da Porto Freire este ano é focada na amizade, nossa proposta foi criar uma exposição em que as pessoas pudessem se presentear. Por isso pensamos na ideia dos postais”, destaca o artista plástico Franklin Stein, um dos coordenadores do Coletivo Monstra.
Mais informações nowww.portofreire.com.br
Espaço Cultural Porto Freire – Foi inaugurado em março de 2010 com o objetivo de abrigar as manifestações de arte e cultura brasileiras, notadamente do Ceará. O espaço ressurge como uma iniciativa que visa contribuir na disseminação das vertentes artísticas e para o exercício da construção de novas expressões culturais.
MONSTRA – É um coletivo de artistas formado por Weaver Lima, Franklin Stein, Everton Silva, Lui Duarte, Ise Araújo, Jabson Rodrigues, Mychel TC. Influenciados pela estética da Pop Art e do movimento artístico Lowbrow o grupo vem se destacando como um dos mais ativos do cenário artístico de Fortaleza.
Em 2008, o grupo se reuniu pela primeira vez para realizar o “Encontro MONSTRA” no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, um evento com exposição, palestras, exibições de animações e lançamento de publicações. Ainda no final de 2008, realizou a “MONSTRA Comix” no Sobrado Dr. José Lourenço, uma exposição internacional que reuniu mais de 40 artistas de histórias em quadrinhos independentes do mundo todo. Depois do Sobrado Dr. José Lourenço a exposição MONSTRA Comix foi levada para o Centro Cultural Bom Jardim e Cuca Che Guevara.
No inicio de 2013 foram convidados para fazer uma edição limitada para a garrafa do Ron Montilla. Foi a primeira vez que o Ron Montilla produziu uma ediçāo limitada comemorativa com distribuiçāo para todo o Nordeste.