A 26ª edição do Ceará Natal de Luz tem início nesta sexta-feira (18), a partir das 17h, na Praça do Ferreira. A programação do evento natalino, realizado pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela CDL de Fortaleza, segue até o dia 23 de dezembro com apresentações artístico-culturais e ações focadas no meio ambiente e em sustentabilidade.
Com roteiro do grupo teatral Blitz, o musical que dá início à programação do Ceará Natal de Luz promete emocionar o público de todas as idades. Além dos atores, o evento conta com apresentações de Marcos Lessa, acompanhado da Orquestra Villa Lobos, regida por Poty Fontenelle; Banda do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros; Coral da Luz, uma das atrações mais esperadas do evento, além de Waldonys e Fafá de Belém. A tão aguardada chegada do Papai Noel vem com efeitos especiais para encantar as crianças e os adultos.
Neste dia, também haverá a homenagem ao Pio Rodrigues Neto. Construtor, ambientalista, solidário e poeta, o empresário faz parte da história de Fortaleza. Não por acaso, ele foi idealizador e coordenador do Ceará Natal de Luz por 17 anos. A abertura do Ceará Natal de Luz terá ainda o plantio simbólico, que celebra a marca de 2 milhões de mudas distribuídas em troca de garrafas PET, campanha que teve início em 2007.
Coral da Luz e Caminhão da Luz
O tradicional Coral da Luz vai fazer sua tradicional apresentação das sacadas do Hotel Excelsior, todos os dias, a partir das 18h. Aproximadamente 130 crianças prometem encantar o público com músicas natalinas tradicionais e canções de autoria do Maestro Poty Fontenelle.
Criado em 2020, em razão da Pandemia, o Caminhão da Luz também é um dos destaques da 26ª edição. Todo iluminado e decorado com os adornos de Natal, o Coral percorrerá por diversos pontos da cidade, levando a magia natalina a todas as regiões da Capital cearense.
Árvores de redes com espetáculo de luzes e som
A tradicional e original árvore de Natal de redes, aclamada por cearenses e turistas estará presente nas Praças do Ferreira (25 metros de altura), no Centro, e na Praça Portugal (36 metros de altura), na Aldeota. O produto artesanal foi usado pela primeira vez para a construção das árvores de Natal da Capital cearense, em 2007. Projetadas pelos arquitetos Pablyto Leivio e Denise Braga, da DP Arquitetura, as árvores de redes são confeccionadas em lycra branca, proporcionando um efeito luminoso gerado pelos refletores e lâmpadas no período noturno.
Os elementos e a iluminação do Natal de Luz deste ano são inspirados nos traços de Mino Castelo Branco. Nos mais diversos formatos e tamanhos, adornos como anjos, estrelas, sinos, pinheiros, jangadas, revoada de pássaros, dentre outros, enfeitarão 33 logradouros e edifícios, entre órgãos, entidades e prédios públicos. São eles:
Av. Beira Mar, Av. Barão de Studart, Av. Desembargador Moreira, Av. Monsenhor Tabosa, Calçadão da Praia de Iracema, Rua Floriano Peixoto (Praça do Ferreira), Praça Cristo Redentor, Praça do Ferreira, Praça Estação das Artes, Praça José de Alencar, Praça Luíza Távora, Praça Portugal, Câmara Municipal de Fortaleza, Centro Cultural BNB, Edifício Cineteatro São Luiz, Estoril, Fórum Clóvis Beviláqua, Hotel Excelsior, Instituto do Ceará, Museu da Indústria, Palácio da Abolição, Paço Municipal, Secretaria da Fazenda do Ceará, Secultfor, Tribunal Regional do Trabalho, Vice Governadoria, Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Federação das Câmaras Dirigentes Lojistas do Ceará e Federação das Indústrias do Estado do Ceará.
Curadoria
O Ceará Natal de Luz conta com a direção artística do Maestro Poty Fontenelle, apelido carinhoso do músico Potiguar Fernandes Fontenele. Ao longo de sua carreira iniciada ainda aos 15 anos de idade, quando no curso de Tecnologia em Estradas, se engajou no coral da Escola Técnica do Ceará, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.
Praça Portugal
A Praça Portugal receberá, mais uma vez, a programação cultural do Ceará Natal de Luz, que chega a 26ª edição como um dos maiores eventos natalinos do País. As apresentações, que são gratuitas e abertas ao público de todas as idades, começam a partir do dia 02 de dezembro e acontecem sempre de sexta a domingo até o dia 23.
Quem se apresenta na primeira noite do Ceará Natal de Luz, às 19h30, é o jovem acordeonista Nonato Lima. No dia 03, às 18h35, quem sobe ao palco na Praça Portugal é Vannick Belchior, que se apresenta pela segunda vez no evento. Desde 2021, a cantora vem assumindo a missão de perpetuar a memória e a arte envolvidas na obra de seu pai, o compositor Belchior, com uma nova roupagem.
Quem também retorna ao Ceará Natal de Luz em 2022 é Jorge Vercillo, que se apresenta na Praça Portugal no dia 10, às 19h40. O cantor, compositor e multi-instrumentista vai apresentar os clássicos da sua carreira, como “Que Nem Maré”, “Final Feliz” e “Ela Une Todas as Coisas”.
Apresentações de grupos de coral e de música instrumental, além de espetáculos teatrais e shows de artistas cearenses, como Isabela Serpa e Carlinhos Palhano, compõem a programação do Ceará Natal de Luz nessa praça, que fica no coração da Aldeota.
Consciência ambiental
A campanha pelo verde que troca garrafas plásticas por mudas teve início em 2007 e tinha a meta de plantar 1 milhão de árvores até 2017, mas a marca foi alcançada três anos antes, em 2014, quando foi fincada uma muda de pau-brasil na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Entre as espécies distribuídas estão mudas de caju, acerola, goiaba, palmeira, noni, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê.
“O pensar verde faz parte do alicerce do Ceará Natal de Luz para além do oxigênio que é gerado, do lixo que é retirado e da redução do aquecimento global. A partir desta iniciativa, também é gerado um bônus de energia para ajudar na manutenção da Associação Nossa Casa Mãe África, localizado no bairro Granja Lisboa”, reforça o presidente da CDL de Fortaleza.
Para receber a muda, o interessado deverá levar (01) garrafa de 2 litros ou três (03) garrafas de 500ml, de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, de 16h às 19h.
O Ceará Natal de Luz 2022 é uma apresentação da Lei de Incentivo à Cultura, realização do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, da CDL de Fortaleza, da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), Fábrica Fortaleza, FIEC, Assembleia Legislativa do Ceará, Banco do Nordeste, Casa Pio, Enel, Café Santa Clara, Cerbras, Newland, Normatel, Aço Cearense e Unimed Fortaleza. Tem apoio do Sistema Verdes Mares, Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil, Câmara Municipal de Fortaleza, Indaiá, Faculdade CDL e Sindiônibus.