Unifor realiza neste sábado, 6, encontro sobre arte e literatura. Entrada é gratuita

O projeto “Centelhas da Literatura”, promovido pela Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, terá seu primeiro encontro no dia 6 de julho, às 15h, no Espaço Cultural Unifor (Núcleo Diálogos). A iniciativa conta com a participação de escritores do Coletivo Delirantes e consiste em rodas de conversa sobre literatura e artes visuais, seguidas pela visita à exposição Centelhas em Movimento. Aberto ao público.

Cada encontro procura debater uma parte do livro “Os modernismos de Gonçalina”, escrito e publicado por membros do Coletivo Delirantes – grupo de escritores cearenses que se dedicam a contar e a compartilhar histórias inspiradas em eventos históricos do Modernismo brasileiro. A mediação dos encontros será realizada por professores indicados pela Unifor e cada dia de programação será aberto por um dos grupos de arte da universidade.

Confira a agenda de encontros do projeto:

Primeiro encontro:
6 de julho, às 15h. 
Com as autoras: Angela Vasconcelos e Dauana Vale. 
Mediação feita pela professora Sarah Diva. 
Evento de abertura realizado pela Camerata Unifor.

Segundo encontro:
20 de julho, às 15h. 
Com os autores: Marcelo Lettieri e Tânia Sales. 
Mediação feita pelo professor Pedro Boaventura. 
Evento de abertura realizado pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor.

Terceiro encontro:
3 agosto, às 15h.
Com os autores: Cupertino Freitas e Marília Lovatel.
Mediação feita pela professora Leônia Teixeira.
Evento de abertura realizado pelo Coral Unifor.

Centelhas da Literatura

O projeto “Centelhas da Literatura” visa promover um diálogo entre as Artes Visuais e a Literatura por meio de rodas de conversa com membros do Coletivo Delirantes. Essas discussões abordam histórias que entrelaçam artistas e obras destacadas na exposição Centelhas em Movimento – Coleção Igor Queiroz Barroso, em exposição no Espaço Cultural Unifor. 

As atividades têm início com a apresentação e discussão de contos do livro “Os modernismos de Gonçalina”, do Coletivo Delirantes, explorando eventos históricos do modernismo brasileiro. Em seguida, o público fará uma visita guiada à exposição “Centelhas em Movimento” com um olhar diferenciado, o que pode tornar o percurso ainda mais tocante e memorável.

Sobre o livro “Os modernismos de Gonçalina”

Publicado em 2023 pela editora Moderna, a obra é a quarta coletânea de contos do grupo, composta por textos e memórias ficcionais reunidos desde 2017, lançada em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, ocorrida na cidade de São Paulo em 1922. A coletiva de contos, escrita pelos autores do Coletivo Delirantes, narra passagens relevantes na vida dos autores-personagens com contos que abordam temas como gratidão, redescobertas, aprimoramento, novas chances, sentimentos e dramas humanos, tendo a arte como pano de fundo. 

Em cada conto, um artista da Semana de Arte Moderna, como Di Cavalcanti, Manuel Bandeira, Menotti del Picchia, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Heitor Villa-Lobos, Guiomar Novaes, Ernani Braga e Victor Brecheret é homenageado.

Serviço

Projeto Centelhas da Literatura
Datas: 6 de julho, 20 de julho e 3 agosto de 2024
Horário: às 15h
Local: Espaço Cultural Unifor (Núcleo Diálogos)
Aberto ao público

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA