Baseado no Livro homônimo de Eva Furnari, a peça conta a trajetória de Mel, uma garota que nasceu em um repolho mofado, na pequena cidade de Pamongas, onde vivia feliz e rodeada por borboletas. Um dia, de tanto segurar as mágoas e o choro, que não caía nem mesmo descascando cebolas, Mel acabou com o corpo cheio de nós, cada um mais apertado que o outro. Esses nós vão se desfazendo a medida em que a garota rompe barreiras, sai da cidade e começa a conhecer o mundo e outras pessoas que também têm seus próprios nós.
No Ceará, a peça vai acontecer em Fortaleza, Pacajus, Guaramiranga, Quixeramobim e Jaguaribara, sempre em espaços públicos ou escolas da comunidade, entre os dias 10 e 19 de agosto. “As escolas parceiras receberão uma apostila com material didático produzido pelo grupo, que traz informações sobre a história do teatro, as áreas e diferentes profissionais que criam e executam um espetáculo e dicas de atividades para serem feitas com os alunos, em sala de aula”, destaca Leandro Goulart, ator do elenco.
O Grupo Barracão Cultural montou o espetáculo para tratar temas sensíveis e polêmicos de forma lúdica, com muita dança, música e uma estética que encanta o público infantil. “A narrativa propõe uma reflexão sobre temas como intolerância, respeito e alteridade. A relação que se estabelece entre as características peculiares de Mel e o ambiente onde ela vive gera nós em seu corpo e a obriga a realizar uma jornada de autodescoberta para desatá-los”, assim resume Eloisa Elena, atriz e diretora de produção do projeto.
SOBRE O ESPETÁCULO
O Projeto Circulação Nós, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, realiza uma caravana por quatro estados do nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Em 2021 o grupo foi convidado pela Secretaria de Cultura/SP para abrir as apresentações com público nos teatros distritais. A convite da Secretaria Municipal de Educação, circulou por escolas públicas da cidade de São Paulo e fez a abertura do Projeto Recreio nas Férias. Circulou por 06 cidades do interior de SP, pelo PROAC – Programa de Ação Cultural.
As apresentações de Fortaleza, Natal, Mossoró, João Pessoa, Recife e Olinda, terão acessibilidade em Libras. Toda a programação é gratuita e livre para todos os públicos.
SERVIÇO
Ceará
Cidade: Fortaleza
Data: 10/08/2024
Horário: 15:00 h
Local: Complexo Cultural Vila das Artes
Endereço: Rua 24 de maio 1221 – Centro – Fortaleza
Cidade: Fortaleza
Data: 12/08/2024
Horário: 15h
Local: IRL – Instituto Dr. Rocha Lima
Endereço: Rua Eretides Martins, 977, Fortaleza
Cidade: Pacajus
Data: 15/08/2024
Horário: 14h30
Local: Quadra da Escola Aracy Gonzaga da Silva
Endereço: Rua Coronel Cícero Nogueira de Queiroz, 827
Cidade: Guaramiranga
Data: 16/08/2024
Horário:19h
Local: Praça do Teatro Municipal
Endereço: Rua Joaquim Alves Nogueira
Cidade: Quixeramobim
Data: 17/08/2024
Horário: Praça da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo
Local: 19h
Endereço: Praça da Matriz – São Miguel, Quixeramobim
Cidade: Jaguaribara
Data: 19/08/2024
Horário: 09h30
Local: Escola Tapete Mágico de Tempo Integral
Endereço: Rua Tertuliano de Melo, 1043
ACESSIBILIDADE
Acessibilidade física: as apresentações são realizadas em espaços públicos, em condições de receber pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência. Nos espaços abertos, a produção disponibilizará cadeiras para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida.
Acessibilidade auditiva: As apresentações em Fortaleza, Natal, Mossoró, João Pessoa, Olinda e Recife, contam com intérprete de Libras. Nas demais apresentações a produção disponibilizará uma sinopse completa, impressa em papel, com imagens, nome e descrição das personagens e resumo dos principais acontecimentos de cada cena, bem como as letras das músicas que fazem parte do espetáculo.
Acessibilidade visual: o espetáculo não conta com recursos de áudio descrição. Caso exista alguém com esta necessidade, avisar a produção para que a equipe faça descrição de sinopse e reconhecimento tátil de cenários, figurinos e adereços antes da apresentação.
O espetáculo não tem iluminação estroboscópica ou som muito alto.