Duas importantes instituições cearenses confirmaram participação na 4ª edição da ArPa Feira de Arte, que acontece em São Paulo de 28 de maio a 1º de junho de 2025. A Galeria Leonardo Leal e a Pinakotheke Cultural levarão à capital paulista obras que refletem a diversidade da produção artística brasileira, do contemporâneo ao moderno.
Galeria Leonardo Leal: foco na cena contemporânea
Com sede em Fortaleza, a Galeria Leonardo Leal apresentará na feira obras do artista José Guedes, cuja produção em pintura e instalação dialoga com questões urbanas e identitárias do Nordeste brasileiro. O espaço, que contará com curadoria do crítico equatoriano Hernán Pacurucu, é conhecido por seu compromisso com a arte contemporânea local, oferece uma experiência imersiva aos visitantes através de curadorias que valorizam novas linguagens artísticas.
Pinakotheke: resgate histórico
A Pinakotheke Cultural, com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, levará à ArPa obras do artista Oswaldo Goeldi, mestre da gravura moderna brasileira. Fundada em 1979, a instituição especializou-se na preservação da memória artística nacional, com arrojados projetos expositivos e editoriais, que já receberam importantes premiações no setor.
ArPa 2025
A ArPa – Feira de Arte será realizada de 28 de maio a 1º de junho na Mercado Livre Arena Pacaembu, reunindo cerca de 100 artistas e aproximadamente 60 galerias, representando 14 países. A feira está organizada por setores, que destacam diferentes propostas expositivas e abordagens artísticas.
O Setor Principal reúne o maior número de expositores, entre projetos coletivos e individuais, com mais de 30 galerias e dezenas de artistas renomados. Com curadoria da colombiana Ana Sokoloff, o Setor UNI apresenta 12 exposições individuais de artistas contemporâneos, reunindo galerias brasileiras e internacionais. A proposta é oferecer um olhar sensível sobre temas contemporâneos, como poder, pertencimento e marginalização. Entre os destaques estão Ad Minoliti (Argentina), Ventura Profana (Brasil) e Camila Rodríguez Triana (Colômbia).
O Setor Base destaca artistas comprometidos com a pedagogia e a construção de comunidade, promovendo uma combinação entre exposições e diálogos. Nesta edição, quatro artistas convidados — Dalton Paula, Dora Longo Bahia, Thiago Honório e Santidio Pereira — apresentam projetos em parceria com Genor Sales, Coletivo Depois do Fim da Arte, Julia Gallo e Fabricio Lopez, respectivamente.
Em 2025, a ArPa também realizará um novo estudo sobre o mercado de arte contemporânea. A Pesquisa ArPa 2025 será apresentada durante a semana de abertura da feira.
SERVIÇO
Ingressos a partir de 16/04, no site oficial da ArPa.
Quando: 28 de maio a 1º de junho de 2025
Horário: quarta a sábado, das 13h às 20h | Domingo, das 11h às 18h
Local: Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo
Endereço: Rua Capivari (Portão 23) ou Praça Charles Miller
Classificação: Livre para todas as idades
A ArPa conta com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência
- Site oficial: https://arpa.art/