O Blog foi convidado para uma degustação às cegas no restaurante Cabaña Del Primo com o novo produto da Diageo após a compra da cearense Ypióca: Ypióca Cinco Chaves. O produto, apresentado a um seleto grupo da imprensa (e o blog estava presente 😉 ) traz os cinco segredos de um destilado verdadeiramente qualificado: qualidade da cana, cuidado na fermentação, precisão na destilação, tempo para o envelhecimento e talento humano na criação do blend.
A nova cachaça do portfólio premium de YPIÓCA chega ao mercado com garrafas numeradas, a partir de uma produção limitada do líquido. YPIÓCA CINCO CHAVES é um blend criado com cachaças raras e de altíssima qualidade. Quem apresentou a bebida foi o responsável pelo blend, o master blender e mestre alambiqueiro da Ypióca, Nelson Duarte.
YPIÓCA CINCO CHAVES™ é o primeiro blend de YPIÓCA produzido após a destilaria cearense ser comprada pela multinacional Diageo em 2012. Desde então, as melhores práticas na produção dos mais premiados destilados no mundo vêm sendo incorporadas à produção da tradicional marca de cachaças. A bebida foi primeiro degustada com a venda nos olhos. Um sabor forte, que remete a aromas diferentes da castanheira, com o mel e o caramelo do carvalho. Servida gelada, a nova cachaça tem sabor frutado cítrico e levemente picante ao final. Nelson explica que o destilado também pode ser apreciado em temperatura ambiente, mas confesso que gelado ele fica mais delicioso, porém perigoso, uma vez que o teor alcoólico é o mesmo (39% de graduação alcoólica), mas a sensação do álcool reduz um pouco quando mais resfriado. Degustado com um queijo coalho embebido no melaço da cana, a bebida fica infinitamente mais deliciosa. O preço de uma garrafa custa em média R$ 150,00.
Para degustar a bebida de uma outra forma, foi apresentado o mais novo drink do Cabaña Del Primo. Um coquetel com Ypióca Cinco Chaves com capim santo que eu provei até a última gota. Suave e delicioso, o drink precisa ser degustado sem restrições (a não ser que você esteja dirigindo 😉 ).
OS SEGREDOS – Por meio do lançamento de YPIÓCA CINCO CHAVES a Diageo reverencia os cinco segredos para a produção das melhores cachaças.
Cana: da escolha das mudas, passando pela irrigação até a colheita no ponto ideal de maturação, toda a produção do fruto é acompanhada de perto por especialistas.
Fermentação: o cuidado com o uso de leveduras selecionadas e cultivadas naturalmente garante melhor rendimento ao líquido e resulta na manutenção dos aromas naturais da cana na cachaça.
Destilação: o líquido é destilado lenta e criteriosamente de forma controlada.
Envelhecimento: após a destilação, o líquido descansa por anos em barris de carvalho e em tonéis de madeiras brasileiras, o que resulta em cachaças raras e especiais.
Blend: a alquimia entra em cena, quando um longo trabalho de pesquisa, experimentação e combinações de diferentes líquidos pode resultar numa cachaça de sabor primoroso.
Sobre Ypióca – Criada em 1846, Ypióca foi um das primeiras cachaças produzidas no Brasil. Em 2012 a marca foi incorporada à Diageo, maior empresa de bebidas alcoólicas Premium do mundo, detentora de marcas ícones de qualidade como JOHNNIE WALKER® e SMIRNOFF®. Desde sempre, Ypióca inovou e ousou em processos. Foi pioneira na prática de técnicas como o envelhecimento da cachaça em tonéis, engarrafamento em litros e no uso do gargalo conta-gotas.
Sobre a Diageo – A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. O portfolio inclui marcas como SMIRNOFF®, JOHNNIE WALKER®, YPIÓCA®, GUINNESS®, BAILEYS®, CÎROC®, BUCHANAN’S e NEGA FULÔ entre outras. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com.br. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.