A Avon buscou nas inspirações de Vinicius de Moraes a essência para desenvolver o seu tributo em forma de fragrância. Após Morena Flor, Samba da Rosa e Luz dos Olhos Teus, a marca traz em agosto para a sua linha Mulher & Poesia a fragrância Doce Balanço (R$ 54,99).
Criada pelo alemão Frank Vöelkl, responsável pelo desenvolvimento de produtos de grifes como Oscar de La Renta, Tommy Hilfiger e Christian Dior, em parceria com Harry Fremont, ambos perfumistas Firmenich, a fragrância teve como inspiração a alegria e sensualidade da mulher brasileira, lindamente cantadas em Garota de Ipanema, de Vinícius de Moraes.
Na composição olfativa foram utilizados ingredientes frutais florais e a tecnologia inovadora STT (Smell The Taste), que possibilita a reprodução do gosto e sabor dos alimentos em cheiro. A fragrância revela na saída o brilho e frescor suculento da Pera Williams, seguidas pelas notas florais da Magnólia que conseguem, expressar feminilidade, alegria e intensidade. As madeiras nobres, como o sândalo com as notas gustativas de vanilla presentes nas notas de fundo, representam a sensualidade e elegância da brasileira.
Georgiana de Moraes e Maria de Moraes, filhas do compositor, foram as primeiras mulheres a apreciar – e aprovar – a fragrância Doce Balanço, da Avon.