O RioMar aderiu ao movimento global Hora do Planeta, iniciativa que visa despertar a necessidade de se reduzir o consumo de recursos naturais. A ação ocorrerá no próximo sábado, dia 19 de março, em que o shopping desligará as luzes da fachada, a rádio e as televisões por sessenta minutos, das 20h30 às 21h30. No mesmo dia, o personagem Lampinha da Coelce fará uma apresentação na Pracinha RioMar (Piso L3), às 17h, sobre o combate ao desperdício de energia elétrica. As ações condizem com as usuais medidas de redução de consumo dos recursos naturais já adotadas no dia a dia do shopping.
O empreendimento utiliza iluminação natural e um sistema de refrigeração de alta eficiência, que gera uma economia de energia total de até 35% em relação aos sistemas convencionais. Já em relação ao consumo de água, o uso de sanitários a vácuo e de sensores nas torneiras e mictórios reduzem o consumo de água potável nesses ambientes em até 86,7 %. O sistema de ar-condicionado do shopping também reutiliza a água de condensação, economizando no ano cerca de 49 milhões de litros de água, além de possuir um sistema de irrigação inteligente que utiliza um sensor solar que cessa a irrigação em períodos de precipitação.
Ainda no final de semana, o shopping realizará em parceria com a Cagece ações de uso consciente da água neste domingo (20/03). As ações são em alusão ao Dia Mundial da Água, lembrado no dia 22 de março, e ocorrerão das 14h às 16h na Pracinha RioMar, onde por meio de teatro de fantoche e jogos de tabuleiros temáticos as crianças serão estimuladas a pensarem na importância da economia desse recurso precioso.
Sobre a Hora do Planeta
Entrando em seu 10º ano, a Hora do Planeta é um movimento realizado pela organização ambientalista internacional World Wide Fund For Nature (WWF) e surgiu em 2007 em Sidney, Austrália. Com o objetivo de mobilizar a população mundial por um futuro sustentável, a Hora do Planeta é um momento em que milhares de pessoas ao redor do mundo são convidadas a apagar suas luzes por 60 minutos, buscando incentivar a sustentabilidade e cuidado com o planeta. No Brasil, alguns dos mais conhecidos monumentos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, já aderiram ao movimento. Mais informações: http://www.wwf.org.br/.