TIM Faz Ciência promove formação de professores cearenses

O Instituto TIM, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação dos municípios de Fortaleza, Aquiraz e São Gonçalo do Amarante realizou entre os dias 4 e 6 de maio a formação de cerca de 200 professores cearenses pelo TIM Faz Ciência, iniciativa que convida estudantes de escolas públicas a explorar operações intelectuais próprias da investigação científica. O programa ofereceu material didático e formação gratuita, orientando professores a transmitirem às crianças do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental as bases da produção de conhecimento.

tim faz ciência

O encontro de formação teve como tema “O programa TIM Faz Ciência e os Saberes Disciplinares” e foi conduzido pela pedagoga Lilian Faversani. Somente no estado do Ceará, entre os anos 2014 e 2015, mais de 500 professores e cerca de 15 mil alunos já foram contemplados pelo programa. Este ano, cerca de 200 professores já foram inscritos nas capacitações, atingindo a marca de mais de 100 escolas.

O TIM Faz Ciência foi elaborado a partir da afirmação de um dos pensadores mais importantes do século XX, Neil Postman, que diz que todo o conhecimento que produzimos é resultado de sete operações intelectuais: observar, verificar, classificar, questionar, definir, aplicar e generalizar. Todas as aulas, histórias, textos e atividades do programa foram elaborados para que as crianças participantes não só realizem essas operações, mas, principalmente, aprendam a reconhecer, a aprimorar, a falar sobre cada uma delas.

Realizado desde 2014, o programa envolve mais de 120 mil estudantes e cerca de 3.500 professores de escolas públicas de 232 municípios pelo Brasil. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.timfazciencia.com.br. Todo o material pedagógico do TIM Faz Ciência está disponível gratuitamente no site do projeto.

Sobre o Instituto TIM

Fundado em 2013, o Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Possui quatro pilares que definem sua atuação: Ensino, que tem como foco a educação em ciências e matemática; Aplicações, com o objetivo de desenvolver novas soluções tecnológicas livres; Inclusão, com a difusão do conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação; e Trabalho, criando novas formas de atuação por meio do conhecimento tecnológico. Todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto TIM são livres. Os projetos do Instituto TIM já envolveram mais de 300 mil pessoas em todo o país.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA