No próximo dia 31 de julho (domingo), às 18h, o Colégio Santo Inácio – CSI comemora aniversário de morte de seu padroeiro, Santo Inácio de Loyola, com celebração eucarística solene, presidida pelo Arcebispo de Fortaleza, José Antônio Aparecido Tosi, na quadra da escola.
Inácio nasceu na localidade de Loyola, na Espanha, em 1491. De família rica, o caçula de treze irmãos, decidiu se dedicar à espiritualidade aos 26 anos, quando abandonou a carreira militar, voltando a estudar para abraçar a vocação descoberta de evangelizador.
De 1522 a 1523 escreveu os Exercícios Espirituais, baseados em sua experiência de encontro com Deus, através de reflexões que levam em conta sua própria humanidade. Os Exercícios Espirituais se tornaram, mais tarde, um reconhecido método de evangelização para os católicos.
Em 1534, com mais seis companheiros, funda a Companhia de Jesus, que recebe a aprovação do Papa Paulo III em 1540, quando Inácio é escolhido para o cargo de superior geral da ordem. Os jesuítas se espalharam pelo mundo. No Brasil, tiveram importante papel na conversão e proteção de indígenas durante a época colonial, além de contribuírem decisivamente para o ensino com colégios em diversos pontos do território nacional que hoje integram a Rede Jesuíta de Educação.
Santo Inácio morreu em Roma, em 31 de julho de 1556, aos 65 anos. Em 1922, o Papa Pio XI declarouSanto Inácio padroeiro de Retiros Espirituais.
Serviço:
1.
Celebração em homenagem a Santo Inácio para a comunidade – presidida pelo Arcebispo Dom José Aparecido Tosi
Data: 31 de julho
Horário: 19h.
Local: Quadra do Colégio Santo Inácio
2.
Celebração em homenagem a Santo Inácio para alunos, ex-alunos, pais e convidados – Presidida pela Arcebispo Auxiliar Dom Rosalvo Cordeiro de Lima
Data: 1º de agosto
Horário 8h
Local: Quadra do Colégio Santo Inácio