De 1º a 4 de setembro, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL/BA) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL Salvador) realizam a 55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, evento que reunirá 2.300 dirigentes e empresários de todo o território nacional na Praia do Forte, na Bahia. O objetivo do encontro é promover o fortalecimento da classe lojista em relação ao aprimoramento e desenvolvimento de novos negócios, por meio da troca de experiências.
“A finalidade da Convenção Nacional do Comércio Lojista é proporcionar mudanças culturais aos participantes, promovendo o crescimento da classe, o aumento do conhecimento e desenvolvimento de novos negócios, além da importância do convívio e a troca de experiências”, explica Honório Pinheiro, presidente da CNDL.
Este ano, o tema que irá direcionar o evento é Educar e Construir Novos Rumos. “Esse é um tema muito importante, pois educação é a base de tudo e um ponto que precisa ser fortalecido no Brasil”, afirma Frutos Gonzalez Dias Neto, presidente da CDL Salvador. “No ramo do comércio, por exemplo, muitos dos lojistas alcançam o sucesso, mas as vezes falta uma parte da educação no sentido de buscar alternativas para o seu negócio, ou seja, se atualizar com novas tecnologias. Hoje, assistimos a uma evolução muito grande em termos de tecnologia para as lojas e para a relação com o cliente”, analisa.
A tecnologia para desenvolver novos negócios
“Esperamos conhecer novas técnicas e fomentar negócios que oportunizem a classe lojista do Brasil e proporcionem o crescimento das empresas, indústrias, instituições e prestadores de serviços que tem interesse no segmento, incluindo empresários de todo o território nacional e de alguns países da América do Sul”, aponta Pinheiro.
Segundo o presidente da CNDL, esse é o momento oportuno para o varejo brasileiro, que teve sua expansão pautada pelo crescimento do consumo de 2003 a 2013. “O aumento de renda dos brasileiros impulsionou a abertura de lojas e expansão de redes por todo o Brasil. No entanto, o ciclo de desaceleração, considerado natural pelos especialistas, tem desestabilizado os menos otimistas. No comércio, cuja disputa é grande, é essencial enxergarmos as deficiências do mercado, os pontos mais críticos e investir em soluções para conseguirmos nos destacar”, indica.
O presidente é enfático: “Com a escassez de oportunidades, apenas os mais preparados terão chances de realizar bons negócios.Acreditamos numa instabilidade econômica de curto prazo. E, para isso, precisamos estar com um olhar no futuro para conquistar bons resultados”.
A 55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista terá como motor a força representativa do Sistema CNDL, que reside nas 27 Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs) atuantes nos Estados, mais de 1.500 câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) presentes nos municípios brasileiros e que congregam aproximadamente 450.000 lojistas associados, além da CDL Jovem e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que é o sistema de informações e serviços das CDLs e o mais completo banco de dados creditícios da América Latina.
Dados do evento
55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista
Tema: “Educar e construir novos rumos”
Data: 01 a 04/09/2016
Local: Complexo hoteleiro Iberostar – Praia do Forte/Bahia
Público: 2.300 dirigentes e empresários de todo o território nacional