O Sest Senat Fortaleza e o Sindiônibus realizam durante o mês de setembro diversas atividades em prol da melhoria no trânsito, com o objetivo de desenvolver a conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter.
No dia 19, às 15h, acontece a palestra “Educação no Trânsito”, que será ministrada pelo instrutor do Sest Senat Fortaleza, Carlos Eduardo Cavalcante de Lima, na Escola de Mobilidade Urbana da AMC (R. Almirante Henrique Sabóia, na Via Expressa – ao lado do Parque Adahil Barreto).
A programação prossegue no dia 20, quando serão realizadas blitze educativas em vários pontos da cidade, no horário de 7h às 9h: av. Aguanambi (em frente ao Hospital Antônio Prudente); av. Washington Soares (em frente ao Shopping Iguatemi); e av. 13 de maio, esquina com av. da Universidade, com distribuição de panfletos e material educativo, orientando sobre como promover um trânsito melhor. No dia 21, às 10h, o instrutor do Sest Senat Fortaleza, Carlos Eduardo Cavalcante de Lima, ministra a palestra “Direção Defensiva”, no auditório do Terminal Antônio Bezerra, quando serão apresentadas as vivências de primeiros socorros e outras situações que possam ocorrer dentro do terminal.
No dia 22, das 17h às 19h, tem blitze educativas na av. Carapinima (em frente ao Shopping Benfica), na av. Bezerra de Menezes (em frente ao North Shopping) e na av. Beira Mar, com distribuição de panfletos e material educativo.
Já no dia 24 de setembro, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual do Estado (Sinteti), o Sest Senat Fortaleza realiza, de 8h às 11h, realizas ações para celebrar o Dia do Motorista, comemorado em 25 de setembro. Serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de panfletos do Sest Senat e Fetrans, do Centro Cultural do Transporte e Programa Despoluir.
O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro e foi instituído a partir da criação do Código Nacional de Trânsito, em 1997, com o objetivo de estabelecer uma campanha intensificada de conscientização das pessoas sobre o seu comportamento utilizando veículos ou agindo como pedestres.
No Brasil, as estatísticas referentes aos acidentes de trânsito são alarmantes. Dados recentes divulgados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária asseguram que morrem mais pessoas vítimas de acidente de trânsito do que, por exemplo, de câncer. A maioria dos acidentes são causados por infrações cometidas pelos motoristas e até pelos pedestres, dentre as quais, destacam-se: uso do celular com o veículo em movimento; dirigir alcoolizado; excesso de velocidade; a não utilização correta da sinalização do carro (seta, luz de alerta, faróis, etc); a não tomada de distância segura em relação ao veículo da frente; falta de manutenção técnica do veículo; a não utilização do cinto de segurança e outros itens de segurança; o desrespeito ou o desconhecimento da sinalização do trânsito; o desrespeito ou o desconhecimento das leis de trânsito.