A galeria Contemporarte recebe, a partir de 10 de outubro, a exposição “Estrutural”, a primeira individual de Marco Ribeiro em Fortaleza. A mostra reúne obras inéditas em pintura, desenho e escultura do artista, que já apresentou seu trabalho na SP Arte e Arte Rio, duas das principais feiras de arte do país.
Marco Ribeiro utiliza em seu desenho toda a opacidade e a firme sutileza do nanquim, que dá vida a traços delicados sobre superfícies desconexas, fortemente marcados por grafismos extensos. Sobre o papel, recria desenhos perfeitamente imaginários, mas que calcam intensa beleza estética.
Seus grafismos espelham um olhar voltado para a descontinuidade pungente dos elementos e formas da natureza, estampados em seus nanquins, aquarelas, gravuras, fotografias e outros suportes. As marcas da tipografia da família estão muito presentes em seu trabalho, como é possível constatar nas séries Geométricos (2015), Duplo volumes (2015), Circunstantes (2014/2015) e no Projeto Desconcreto (2015/atual).
Para compor suas esculturas, recorre a pedras, madeiras de descarte e objetos rústicos, que em suas mãos tornam-se paisagens para a geometria, com traços salientes e naturais, como paisagens tipografadas. Tais suportes fazem as vezes de matriz em relevo, incitando composições gráficas que utilizam o design técnico como forma de estilografia. Essa produção de estruturas geométricas com instigante efeito visual e inegável potência estética na pintura em nanquim, está concluindo a confecção de um álbum de gravuras em que imprime suas linhas imprecisas dentro da estética geométrica que tem sido a sua marca.
Com a técnica, constrói nuances em movimento nas formas contidas dentro dos traçados e volumes geométricos com referências arquitetônicas. Movimento esse que às vezes é líquido, outras gasoso ou sólido; ora brutal, como no preto, ora mais leve, como no dourado; por vezes, como em um tecido, em que ele coze cuidadosamente com suas ranhuras.
Marco Ribeiro
Marco Ribeiro é nascido na Bahia e radicado no Ceará desde 2001, teve forte influência do avô tipógrafo e atuou como publicitário por mais de 20 anos. Entre briefings, logotipos e estimulantes projetos gráficos, descobriu-se artista em meados de 2013, quando iniciou a traçar com disciplina as primeiras linhas. É representado pela galeria Contemporarte desde 2014.
Atualmente, é acadêmico de Arquitetura e Urbanismo e dedica-se, exclusivamente ao ofício da produção artística, o que culminou, em 2015, na exposição coletiva Elementa, em que apresentou sua série Mineralia, na Galeria Contemporarte.
Exposições:
2016
Contemporarte (Fortaleza) – Estrutural (individual)
Gabinete de Arte k2o (Brasília) – Homônima (individual)
2015
Contemporarte (Fortaleza) – Elementa (coletiva)
Contemporarte
Fundada em 2014, a Contemporarte surgiu como galeria online, no intuito de facilitar o acesso a gravura e arte cearense para um público cada vez maior e conectado. Desde 2015, conta com sede física, onde tem abrigado grandes exposições, além de promover artistas e reunir um público que aprecia o belo e dissemina a arte contemporânea.
À frente da Contemporarte, estão os sócios Aldonso Palácio e Mário Acioli.
Serviço:
Exposição “Estrutural”
Artista: Marco Ribeiro
Abertura: 10 de outubro (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Galeria Contemporarte – Rua Vilebaldo Aguiar, 300 – Cocó – Fortaleza-CE
Informações (85) 3023 2001
instagram @contemporarte
facebook /contemporarte