A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta sexta (25) que 99% dos alimentos brasileiros não representam risco à saúde. Os dados foram apresentados no relatório do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), que avaliou mais de 12 mil amostras de alimentos entre os anos de 2013 e 2015. O documento concluiu que quase 99% das amostras de alimentos analisadas pela Anvisa estão livres de resíduos de agrotóxicos que representem risco agudo para a saúde.
A avaliação do risco agudo para saúde está relacionada às intoxicações que podem ocorrer dentro de um período de 24 horas após o consumo do alimento que contenha resíduos. Este tipo de avaliação é muito utilizado na Europa, Estados Unidos, Canadá etc. e leva em consideração a quantidade de consumo de determinado alimento pelo brasileiro. Agora, foi feito pela primeira vez no Brasil.
No total, foram 12.051 amostras monitoradas nos 27 estados do Brasil e no Distrito Federal. Entre elas, cereais, leguminosas, frutas, hortaliças e raízes, totalizando 25 tipos de alimentos, que representam mais de 70% dos produtos de origem vegetal consumidos pela população brasileira. Os resultados são comemorados pela Câmara Setorial de Fruticultura do Ceará, que vem, ao longo dos anos, se empenhando em apresentar dados técnicos junto aos órgãos competentes como a Anvisa.