Projeto Circo de Todas as Artes leva apresentações e ações de cidadania ao Jangurussu, Vicente Pinzon e Bom Jardim 

Apresentações de circos e artistas populares ligados à cultura circense e ações de cidadania para os  moradores marcam o projeto Circo de Todas as Artes, que comemora 10 anos de criação com a realização de mais uma edição em Fortaleza. No sábado, 10 de dezembro, a tenda de circo estará no CUCA Jangurussu, para receber a programação que marca o início da sexta edição. Será um dia inteiro de atividades gratuitas para toda a família.

circo-das-ferias-28-07-por-davi-lazaro-17_3mb

À frente do Circo de Todas as Artes está a Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará – Apaece, que idealizou o projeto com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, em especial, às artes circenses, em comunidades onde as oportunidades são mais limitadas. A realização é da Apaece e da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor). Apoio institucional: Rede Cuca, Ceará Pacífico Movimento Pela Vida, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar e Governo do Estado do Ceará via Secretaria da Cultura (Secult).

No CUCA Jangurussu o Circo de Todas as Artes abre a tenda para o público no dia 10 às 9 horas e durante toda a manhã, até o meio-dia, terá ações de cidadania para a comunidade. Serão realizadas atividades como auxilio jurídico e ao microempreendedor, informações sobre Marcas e Patentes, emissão de documentos, atendimento oftalmológico, aferimento de pressão, teste glicêmico, corte de cabelo. Para a criançada, Turminha do Ronda e muitas brincadeiras. O Quarteto Cearense dá as boas-vindas ao respeitável público com apresentação musical às 9 horas. Às 11h, a diversão está garantida com o grupo As 10 Graças da Palhaçaria.

ESPETÁCULOS CIRCENSES

Às 13 horas os espetáculos dos circos vão começar! Seis circos levam seus artistas para o picadeiro do Circo de Todas as Artes, presenteando crianças e adultos com uma tarde inteira de apresentações. São eles: Circo Mirtes, Circo Marlin, Circo Teatro Pimenta, Circo London, Circo Meridiano e Circos Tropicais. Encerrando a programação em clima de festa, às 16h30 a banda Os Alfazemas vai levantar a poeira do picadeiro com carimbo, lambada, forró e o melhor do brega de todos os tempos que marcam seus shows.

 

Em janeiro o Circo de Todas as Artes segue para mais dois bairros de Fortaleza, com diversas ações de cidadania e espetáculos.  No sábado, dia 7, a tenda do projeto estará na Praça Santa Cecília, no Bom Jardim, para receber artistas e a comunidade a partir das 9h da manhã. No sábado seguinte, dia 14, o Circo de Todas as Artes vai para o Poço da Draga, na Praia de Iracema, encerrando essa temporada do projeto.

 

DE 2006 A 2016

 

Ao longo de 10 anos, o Circo de Todas as Artes tem contribuído de forma considerável para a valorização e difusão das artes circenses, e manutenção dos tradicionais circos do Ceará, promovendo o encontro da população de diversos bairros de Fortaleza com o mundo do circo e seus artistas. No Ceará, são mais de 10 circos em atividade, somando mais de 80 artistas, entre mágicos, trapezistas, malabaristas, contorcionistas entre outras artes e funções. São famílias inteiras no Ceará que se dedicam à arte circense,  que é uma das mais antigas expressões da cultura popular, preservando e transmitindo de geração a geração a riqueza e o encanto das artes do picadeiro.

 

Nesse contexto, a Apaece tem um papel fundamental ao realizar projetos como o Circo de Todas as Artes, cumprindo com um importante compromisso social, abrindo espaço para a difusão dos tradicionais circos existentes do Ceará, que são fonte de sobrevivência de famílias inteiras, que fazem verdadeiras mágicas e malabarismos para manter viva a tradição e garantir a própria sobrevivência no picadeiro.

Além da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), o Circo de Todas as Artes   tem, desde asua criação, em 2006, a parceria da Coordenadoria Especial de Política sobre Drogas, a Secretaria de Saúde e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado do Ceará, do Instituto de Assistência Social (Iasocial), a empresa EuRegistro, a Câmara Municipal de Fortaleza, dentre outras instituições que abraçam a causa circense no Ceará.

 

PROGRAMAÇÃO DO CIRCO DE TODAS AS ARTES NO CUCA JANGURUSSU

9h às 12h – AÇÕES DE CIDADANIA

09h00 – Quarteto Cearense

11h00 – As 10graças

12h00 – Almoço

13h00 – Circo Mirtes

13h30 – Circo Marlin

14h00 – Circo Teatro Pimenta

14h30 – Circo London

15h00 – Circo Meridiano

15h30 – Circos Tropicais

16h30 –  Os Alfazemas

 

SERVIÇO

Circo de Todas as Artes – Abertura da sexta edição do projeto, no dia 10 de dezembro, no CUCA Jangurussu (Av. Gov. Leonel Brizola, s/n). Das 9h às 12h, ações de cidadania. Das 13h às 18h,  apresentações circenses. Informações: (85) 3444-6201.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA