Entre os dias 02 e 12 de novembro, Fortaleza será palco do espetáculo ‘A Hora da Estrela – O Musical’, baseada na obra da imortal Clarice Lispector. O livro completa, este ano, 40 anos de lançamento, que coincidentemente também marca quatro décadas de morte da autora.
A montagem já começou, com a seleção de quatro atores do Ceará. Os interessados em participar do trabalho podem procurar mais informações por meio do site: http://www.deberton.com. As inscrições encerram dia 11 de agosto. Os candidatos devem ter a partir de 18 anos e experiência em Teatro Musical.
As letras foram inscritas pelo cineasta Allan Deberton, que também produz a obra, e conta com a parceria de André Araújo na adaptação do texto. O espetáculo, dirigido por André Gress, possui músicas e letras inéditas, além de uma adaptação no tempo e espaço. O trabalho é uma mistura de vários gêneros culturais: teatro, música e literatura.
A Hora da Estrela’ gira em torno da personagem Macabéa, uma jovem virgem, do interior, órfã de pai e mãe, inocente e muito ignorante, que vai para a cidade grande com apenas dezenove anos, sonhando com uma vida melhor. O texto reflete sobre os sonhos, as manias e os conflitos internos da garota e se aproxima dos espectadores locais justamente por possuir muitos elementos regionais.
Com um elenco 100% cearense, o espetáculo tem músicas e direção musical da renomada diretora musical Liliane Secco, que em seu portfólio, traz a montagem de inúmeros musicais no Rio de Janeiro e São Paulo para artistas e diretores como Miguel Fallabela, Marília Pêra, Diogo Vilela e Wolf Maya.
ALLAN DEBERTON – é produtor, diretor e roteirista, formado em Cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Dirigiu os premiados “Doce de Coco” (CE, 2010), “O Melhor Amigo” (2013), “Os Olhos de Arthur” (2016), que juntos participaram de mais de 100 festivais nacionais e internacionais. Trabalhou na preservação de filmes 35mm, 16mm e Super8 do Acervo do Cinema Brasileiro da Cinemateca/ CTAv-Minc. Em 2014, produziu o espetáculo carioca “Amor Confesso”, de Claudia Ventura e Alexandre Dantas, em 5 cidades do interior cearense, com patrocínio da PETROBRAS. Em 2014, teve aulas com o guru de roteiros de Hollywood, Robert Mackee, no Programa Globosat de Roteiristas. É produtor executivo do longa-metragem “Do Outro lado do Atlântico” (2015), de Daniele Ellery e Márcio Câmara, que estreou no 37 Festival de Havana 2015. Foi Júri da Seleção Oficial dos festivais Festival Aruanda de Cinema Brasileiro (PB, 2010), Curta Taquary (PE, 2012), For Rainbow (CE, 2012), Noia – Festival de Cinema Universitario (CE, 2015). Em 2015, produziu o primeiro musical da Broadway no Ceará, “Avenida Q” (Avenue Q), com patrocínio dos Correios e, em 2016, produziu a segunda temporada com patrocínio da Caixa. Desde 2013, produz o projeto “Broadway Brasil”, em parceria com André Gress. Em 2017, produz a série “Lana & Carol”, contemplada no PRODAV 9/15, e o espetáculo inédito “A Hora da Estrela – O Musical”, baseado no romance de Clarice Lispector. Em 2018, filmará seu primeiro longa-metragem “Pacarrete”, contemplado no edital Longa BO Sav/Minc/FSA.
ANDRÉ GRESS – Direção
Diretor do espetáculo “Avenida Q – O Musical da Broadway” (2015/2016) realizado em Fortaleza/CE. Em 2016, trabalhou na equipe Rio 2016 durante na realização das Cerimonias de Abertura e Encerramento das Olimpíadas e Paralimpíadas. Estudou Teatro Musical na New York Film Academy (NY) e participou de workshops e masterclasses com profissionais artísticos de grandes espetáculos, entre eles: Andy Blankenbuehler (In the Heights), Tony Meola (Wicked), Chris Buck (FROZEN), Jeremy Dobrish (Curious George), John Basil (Passages), Grady Barker (Paper Mâché Monkey) e Judi Lewis Ockler (Stage Combat). Foi o primeiro selecionado internacional a integrar a equipe da BROADWAY DREAMS FOUNDATION, onde trabalhou como assistente de direção dos diretores Stafford Arima, Dan Knechtges, Otis Sallid. Em 2013, juntamente com Allan Deberton, desenvolveu o projeto ‘Broadway Brasil’.
Ficha Técnica:
Direção – André Gress
Letras – Allan Deberton
Adaptação – Allan Deberton e André Araújo
Músicas e Direção Musical – Liliane Secco
Cenário – Rodrigo Frota
Iluminação – Solon Farias Neto
Figurinista – Beatrice Melo