Dando continuidade às atividades do Projeto Jovem Sustentável Cidadania Digital, idealizado pela Fundação Alphaville em Eusébio (CE), foi realizada no último mês de abril uma edição da “Trilha Social”, programa que tem como objetivo levar os alunos da Fundação a diferentes bairros para entrevistar moradores e, assim, identificar as potencialidades e as fragilidades de cada região. Os alunos visitaram as comunidades da Mangabeira, Jabuti, Parque Havaí e Santo Antônio, totalizando 157 entrevistas com moradores de todas as idades.
O programa contou com a participação de 125 alunos do projeto da Fundação, que se dividiram pelos comércios, academias, escolas e praças dos bairros selecionados. Orientados pelos professores do projeto, os alunos realizaram entrevistas para identificar particularidades sociais, patrimoniais e culturais das comunidades, e vivenciando esta experiência, poderão propor ideias para contribuir com o desenvolvimento territorial de cada local.
Sobre a Fundação Alphaville
A Fundação Alphaville é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e nasceu em 2000, tendo como principal mantenedora a Alphaville Urbanismo. Promovendo o desenvolvimento social e territorial sustentável, está presente em 22 estados brasileiros e trabalha com base na identificação do potencial e dos interesses de cada comunidade, apoiando o desenvolvimento das vocações locais e fortalecendo sua atuação através dos pilares da sustentabilidade. Em 15 anos de trabalho, a Fundação já beneficiou mais de 270 mil pessoas, por meio de seus mais de 180 projetos. Para saber mais acesse www.fundacaoalphaville.org.br
Que legal, é muito importante esta integração do jovem com o mundo digital, o futuro ou talvez o presente já está sendo dominado por inteligência artificial e coisas do tipo. Quanto mais o jovem estiver incluído neste universo mais humanizado será nosso futuro.