Arte cearense marca presença na 4ª edição da ArPa Feira de Arte

Duas importantes instituições cearenses confirmaram participação na 4ª edição da ArPa Feira de Arte, que acontece em São Paulo de 28 de maio a 1º de junho de 2025. A Galeria Leonardo Leal e a Pinakotheke Cultural levarão à capital paulista obras que refletem a diversidade da produção artística brasileira, do contemporâneo ao moderno.

Galeria Leonardo Leal: foco na cena contemporânea

Com sede em Fortaleza, a Galeria Leonardo Leal apresentará na feira obras do artista José Guedes, cuja produção em pintura e instalação dialoga com questões urbanas e identitárias do Nordeste brasileiro. O espaço, que contará com curadoria do crítico equatoriano Hernán Pacurucu, é conhecido por seu compromisso com a arte contemporânea local, oferece uma experiência imersiva aos visitantes através de curadorias que valorizam novas linguagens artísticas. 

Pinakotheke: resgate histórico

A Pinakotheke Cultural, com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, levará à ArPa obras do artista Oswaldo Goeldi, mestre da gravura moderna brasileira. Fundada em 1979, a instituição especializou-se na preservação da memória artística nacional, com arrojados projetos expositivos e editoriais, que já receberam importantes premiações no setor.

ArPa 2025

ArPa – Feira de Arte será realizada de 28 de maio a 1º de junho na Mercado Livre Arena Pacaembu, reunindo cerca de 100 artistas e aproximadamente 60 galerias, representando 14 países. A feira está organizada por setores, que destacam diferentes propostas expositivas e abordagens artísticas.

Setor Principal reúne o maior número de expositores, entre projetos coletivos e individuais, com mais de 30 galerias e dezenas de artistas renomados. Com curadoria da colombiana Ana Sokoloff, o Setor UNI apresenta 12 exposições individuais de artistas contemporâneos, reunindo galerias brasileiras e internacionais. A proposta é oferecer um olhar sensível sobre temas contemporâneos, como poder, pertencimento e marginalização. Entre os destaques estão Ad Minoliti (Argentina), Ventura Profana (Brasil) e Camila Rodríguez Triana (Colômbia).

Setor Base destaca artistas comprometidos com a pedagogia e a construção de comunidade, promovendo uma combinação entre exposições e diálogos. Nesta edição, quatro artistas convidados — Dalton Paula, Dora Longo Bahia, Thiago Honório e Santidio Pereira — apresentam projetos em parceria com Genor Sales, Coletivo Depois do Fim da Arte, Julia Gallo e Fabricio Lopez, respectivamente. 

Em 2025, a ArPa também realizará um novo estudo sobre o mercado de arte contemporânea. A Pesquisa ArPa 2025 será apresentada durante a semana de abertura da feira.

SERVIÇO

ArPa Feira de Arte

Ingressos a partir de 16/04, no site oficial da ArPa. 

Quando:  28 de maio a 1º de junho de 2025 

Horário: quarta a sábado, das 13h às 20h | Domingo, das 11h às 18h  

Local: Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo  

Endereço: Rua Capivari (Portão 23) ou Praça Charles Miller

Classificação: Livre para todas as idades  

A ArPa conta com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA