Suellen Rodrigues, nascida e criada na Jurema, recebeu um convite da Havaianas em março do ano passado para criar uma estampa para a coleção “Quebrada Cria”. A coleção é uma parceria da marca com a ONG Gerando Falcões, uma das maiores do Brasil, e outras ONGs de todos os estados do país, onde recursos são destinados para as instituições.
A estampa de Suellen foi criada a partir do tema proposto pela Havaianas e Gerando Falcões, que era para contar a história da artista dentro da sua quebrada. A estampa representa uma personagem mulher, negra, que flutua da janela para o mundo, conquistando prêmios e mostrando sua potência. Segundo a artista, a estampa visa mostrar que a favela é muito mais do que a violência e a precariedade tão divulgada, representando o futuro através da riqueza de talentos, cores e conhecimento presentes nas comunidades. “Quero mostrar para o mundo que nas comunidades há vida, talento, cor, abundância de conhecimento e, o mais importante, a humanidade. Acredito que toda essa força presente nas favelas do Brasil irá transcender as fronteiras do preconceito e conquistar uma visibilidade muito maior do que já se foi feito até agora, sendo através de prêmios, ações físicas ou intangíveis e, que um dia, toda essa imagem criada sobre a favela vai se dissipar no meio de tanto brilho e ascensão”, explica.
O lançamento da coleção “Quebrada Cria” aconteceu no dia 17/04, no site e nas lojas físicas da Havaianas. Parte da renda arrecadada com as vendas será destinada às ONGs da Gerando Falcões e outras instituições parceiras. Acredita-se que toda essa força presente nas favelas do Brasil irá transcender as fronteiras do preconceito e conquistar uma visibilidade muito maior do que já se foi feito até agora, sendo através de prêmios, ações físicas ou intangíveis. A obra de Suellen Rodrigues, portanto, é uma importante mensagem de empoderamento e superação para todas as pessoas que vivem em regiões marginalizadas do país.