Bate Papo com Marcelo Simonato – Emprego em tempos de crise

Segunda-feira tem sido sinônimo de recomeçar ou de iniciar algo. Para quem está desempregado ou que procura pelo primeiro emprego, vale apostar em estudo, qualificação profissional e muito mais que isso: Vale ser criativo, agregar valor à empresa e ser antenado (a).  O Blog Tudo de Novo conversou com Marcelo Simonato, administrador, com MBA em Finanças pela FGV e Gestão Empresarial pela La Salle University, com mais de 20 anos de experiência em cargos de liderança em grandes empresas. Ele também é palestrante, mentor, conselheiro e escritor do livro “Emprego 2.0”. Vem conferir e se inspirar!

Blog Tudo de Novo: A segunda-feira é o dia do reinício de muita coisa. Como iniciar uma semana em busca de emprego para quem está desempregado?

Marcelo: Em primeiro lugar, precisamos mudar nossa mentalidade sobre a segunda-feira. Ela é apenas mais um dia da semana, cheia de oportunidades e desafios.
Para começar bem o dia, devemos dormir bem a noite e além disso nos alimentar adequadamente pela manhã. Isso nao significa comer muito, mas sim com qualidade.
Esse é o ponto, para procurar emprego você não necessita ficar 10 horas em frente ao computador ou na rua batendo de porta em porta. O que você necessita é de planejamento e isso vale para todas as áreas de sua vida.
Recomendo que inclua em suas atividades diárias a rotina de praticar algum
esporte ou exercícios. Caminhar já é um grande passo, e o melhor, é de graça. Você já definiu o seu objetivo profissional? Em qual região deseja trabalhar? Já preparou o seu currículo vencedor? Esses são os primeiros passos para se buscar um emprego.
Feito isso, é hora de começar a divulgar seu currículo, cadastrá-lo nos sites das agências de emprego, headhunters e empresas que estejam contratando.
Recomendo fortemente o uso do LinkedIn, pois muitas empresas tem utilizado o mesmo para procurar candidatos e também para divulgar suas vagas.
Defina dois períodos do dia para a pesquisa de vagas, mas não gaste mais do que 5 ou 6 horas no total. Aproveite o restante do tempo para estar com a família, praticar seus exercícios e uma dica muito importante:- visite amigos empresários, peça conselhos (não emprego), quem sabe poderá até ajudá-los um dia o outro, trabalhando mesmo de graça. Isso mesmo de graça. Saiba que estar na ativa aumenta suas chances de emprego em mais
de 63%.

BTN: Como está o mercado voltado para a terceira idade?
Marcelo: Vivemos um paradoxo, existem milhões de desempregados e ao mesmo tempo
muitas vagas em aberto, pois as empresas não encontram os profissionais com a experiência adequada. Acredito que ainda existe um grande espaço para os profissionais com mais experiência, porém é um mercado mais restrito. Não adianta experiência, sem ter disposição e especialmente inteligência emocional.Certos vícios acabam com a carreira dos profissionais, portanto deve-se ter muita atenção a isso.

BTN: O currículo foi aprovado, e agora? Como se preparar para a entrevista?
Marcelo: Não é porque você foi chamado para uma entrevista que já conquistou o emprego. Essa não é a hora de baixar a guarda, muito pelo contrário. Pesquise tudo o que puder saber sobre a empresa, sobre a posição, sobre o mercado de atuação, seus  concorrentes e tudo mais o que estiver ao seu alcance. Existem perguntas que normalmente são feitas nas entrevistas, procure treinar para não errar.

BTN: Como conseguir emprego para quem ainda não tem experiência?
Marcelo: É natural não ter experiência no começo de carreira e as empresas sabem disso. Neste caso a diferença está no nível de atitude apresentada e postura. Não ter experiência, não significa deixar de preparar um currículo, deixar de se preparar para as entrevistas e principalmente, ter brilho nos olhos e vontade de aprender e crescer.
Lembre-se a empresa não é a escola, ela contrata profissionais para resolver
seus problemas, ou seja, gerar lucro (aumentar receitas e diminuir despesas). O que você pode fazer sobre isso?

BTN: Quais as principais dicas para manter o emprego?
Marcelo: Na atualidade, com tanta gente desempregada, mais do que nunca precisamos
trabalhar com muita dedicação. De forma geral todos nós somos um “custo”
para as empresas, portanto precisamos fazer jus a nossa posição e fazer a
diferença. Cumprir com nossa responsabilidade é o básico, somos pagos para
isso. Deseja se manter empregado e ainda crescer na carreira? Faça mais do que
sua atividade exige. Faça a diferença.

0 thoughts on “Bate Papo com Marcelo Simonato – Emprego em tempos de crise

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA