Beach Park renova Certificação Lixo Zero e expande prática ao Parque Arvorar 

O Aqua Park – parque aquático do Beach Park – recebeu a recertificação Lixo Zero, pela gestão eficiente de seus resíduos sólidos, com 98,2% de reciclabilidade e conceito A no índice de Boas Práticas pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB). Em reconhecimento, o destino turístico foi convidado a apresentar suas condutas no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, ocorrido em Brasília de 25 a 27 de junho. O parque aquático é o único no segmento turístico brasileiro certificado como empresa Lixo Zero.

“A cada ano, o Aqua Park se adequa para conseguir o máximo de aproveitamento e o correto encaminhamento de resíduos recicláveis e orgânicos. Estamos sempre em busca de melhoria. O aumento do índice é uma alegria para nós e a certeza que estamos seguindo um caminho sustentável. Aproveitamos o momento para expandir a Certificação ao Arvorar, que se compromete em ser uma empresa Lixo Zero”, afirma Raissa Bisol, gerente de sustentabilidade do Beach Park. 

Certificado desde 2022, o Beach Park tem a sustentabilidade como um pilar e sempre busca melhorias em seus processos. O aumento no índice de reciclabilidade ao longo dos anos é um reflexo da gestão eficiente e a destinação correta dos resíduos gerados durante o processo de operação do Aqua Park. O principal objetivo de uma Empresa Lixo Zero é fomentar o desvio de aterro por meio de estratégias de redução na geração de resíduos.

Para o Arvorar – novo parque do destino que será inaugurado em breve e tem como pilares a educação para a conservação – o compromisso é abrir as portas, sendo uma empresa lixo zero. De acordo com Leanne Soares, gerente do Arvorar, o compromisso com a gestão de resíduos no Arvorar existe desde a concepção do projeto. “Temos como lema a conservação e saber destinar os resíduos que geramos é um passo básico para isso”, explica. 

Comitê Lixo Zero e práticas de conservação do meio ambiente

Desde 2022, o Beach Park possui um comitê interno para acompanhar a certificação Lixo Zero, com encontros mensais para monitoramento das ações voltadas para o tema, com participantes voluntários.  Outras práticas rotineiramente realizadas são ações de limpeza do litoral, em que o Beach Park participa em parceria com a Associação Pordunas, Prefeitura de Aquiraz e comunidade local. Em 2023, o Beach Park retirou mais de 1,5 toneladas de resíduos da praia.

Gestão Ambiental, compostagem e coleta seletiva

Por meio do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do empreendimento – que planeja ações, previne e controla impactos significativos sobre o meio ambiente, gerenciando riscos e melhorando continuamente o desempenho ambiental e a produtividade do grupo – o Beach Park, com apoio de parceiros, desenvolve ações sustentáveis em todo o complexo, envolvendo desde a escolha de fornecedores, manutenção de estação de tratamento de esgoto e água e tratamento dos resíduos sólidos.

No primeiro semestre, o Beach inaugurou seu primeiro Pátio de Compostagem. Localizado no Porto das Dunas, o espaço conta com 600 metros quadrados e tem capacidade para receber diariamente 3,5 toneladas de resíduos orgânicos oriundo das atividades de todo destino (Aqua Park, Vila Azul do Mar, Restaurante de Praia, Parque Arvorar e a Rede Hoteleira) assim como de produzir aproximadamente 518 toneladas de composto orgânico ao ano.

O Pátio de Compostagem tem como objetivo tornar o Beach Park autossuficiente no gerenciamento de seus resíduos orgânicos, transformando-os em adubo para uso nas áreas verdes e jardins do complexo. O local irá abrigar também um minhocário, uma forma alternativa para a compostagem, onde haverá a produção de húmus que é o composto mais nobre para adubação.

Outra prática adotada é a compensação de carbono. Há três anos, o Beach Park inventaria e compensa suas emissões de carbono. Em 2022, recebeu o Selo ‘Empresa Carbono Neutro’ chancelado pela Organização Verra e no ano passado, o Grupo recebeu o Selo ‘Protetor da Serra das Almas – categoria Onça Parda’, da Associação Caatinga, por compensar suas emissões por meio da adoção de 20 hectares na Reserva Natural Serra das Almas. Em 2024, renovamos o selo protetor serra das almas – categoria onça parda, com isso reafirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade e clima do nosso Estado.

Todas as iniciativas desse sistema são alinhadas com as metas dos 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e que compõem a Agenda 2030.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA