Estimular um novo pensamento empreendedor e fomentar ideias para a geração de novos negócios. Esse é o objetivo do Seminário “Empreender para Crescer”, que será realizado no município de Várzea Alegre no próximo dia 08 de abril. O evento vai acontecer na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Pedro Sátiro e vai contar com palestras ministradas por grandes nomes da área do empreendedorismo cearense.
O Seminário está sendo organizado pela Fundação Farol, uma instituição sem fins lucrativos voltada para incentivar o empreendedorismo e o protagonismo na juventude do município e outras cidades da Região centro Sul do Estado. Para Pablo Rolim, engenheiro e presidente da Fundação Farol, é preciso estimular os jovens para que eles possam pensar formas de desenvolvimento para eles mesmo e para a comunidade onde vivem. “Os municípios do interior ainda são muito carentes de iniciativas como essa. Queremos despertar a juventude para fazer seu próprio destino por meio de atitudes inovadoras”, garante Pablo.
Entre os temas que serão abordados estão:
– O Sucesso é possível em qualquer lugar – fazendo as coisas acontecerem, ministrada pelo administrador e mestre em Gestão Internacional de Negócios, Guilherme Studart.
– Mudar para crescer – um novo modelo de gestão de empresas, com o presidente da CDL de Juazeiro do Norte, Douglas Feitosa.
– A universidade apoiando novos negócios, com o pró-reitor de planejamento e professor da Universidade Federal do Cariri, Jeová Torres.
“Esse evento deve promover uma nova forma de pensar o empreendedorismo. Queremos promover um momento de reflexão sobre as condições do município e as capacidades que podem ser desenvolvidas nos possíveis líderes e gestores”, destaca Pablo Rolim. Para ele, os exemplos escolhidos podem transformar idéias em empreendimentos reais para o desenvolvimento da economia de Várzea Alegre e de outros municípios.
FUNDAÇÃO FAROL
A Fundação Farol é uma instituição sem fins lucrativos que tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo e o protagonismo na juventude do município de Várzea Alegre e região. Uma entidade que emerge da necessidade de dar voz a uma parcela da sociedade que precisa de alternativas de trabalho e oportunidades de crescimento educacional e profissional.
Nas pequenas comunidades, principalmente do interior, são poucas as oportunidade de trabalho e emprego. Diante desse quadro, o empreendedorismo vira um campo fértil para o surgimento de negócios que podem mudar a cara de uma cidade ou de uma região.
Uma pesquisa recente, realizada pela Endeavor, organização de apoio a empreendedores, mostrou que o empreendedorismo no Brasil está mais forte nas cidades do interior. O estudo aponta que, apesar de cidades grandes terem mais estrutura e mais mercado, os municípios de menor porte investem mais no capital humano, favorecendo o surgimento de potenciais líderes para pequenos e micro negócios.